Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cerqueira, Lorena Maia Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T22:51:33Z | - |
dc.date.available | 2015-11-10 | - |
dc.date.available | 2016-09-21T22:51:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-10 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/118 | - |
dc.description.abstract | The master’s dissertation is inserted in the line of research “Family and Society” and discusses the languages and representations of families in the integrated textbook series, focusing on elementary school. It aims at presenting, analyzing and reflecting upon the aspects of production and use of family conceptions through the adoption of imagery and verbal language in textbooks. Consequently, discussions were held on textbooks, new types of family structures, family and school, as well as the relationship between them. The research was conducted throughout a literature review, integrated with a documentary research in the Coleção Buriti textbooks, by Editora Moderna, 2011-2014, selecting the areas of human sciences and languages, in the subjects History, Geography, and Portuguese, at the first part of elementary school, in the age range between six and ten years old, according to the Conselho Nacional de Ensino (CNE, 2003). The results revealed that, despite living new family types in the contemporary society, the formal and curricular basis presented in the textbooks analyzed, the nuclear family type predominates. The diverse family groups are highlighted when the text aims at discussing families. The theoretical background was chosen in interdisciplinary research areas highlighting education, sociology, and semiotics, benchmarking authors such as Bakhtin (1979, 1988); Nosela (1979); Freitag e outros (1985); Oliveira (2007); Roudinesco (2003); Dias (2007); Donati (2008); Munakata (1999, 2010, 2012); Bittencourt ( 2005); Cassiano (2003, 2005); Giddens (2004); Sarti (2004); Chauí (2007); Cavalcanti; Barbosa; Caldeira (2012); Estevão (2012). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Catolica de Salvador | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Families | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Languages | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre linguagens e representações de famílias: análise de coleções didáticas integradas para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6162286994817973 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6538283866214716 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paim, Marcela Moura Torres | - |
dc.contributor.referee2 | Barboza, Maria das Graças Auxiliadores Fidelis | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa “Família e Sociedade” e versa sobre as linguagens e as representações de famílias nas coleções didáticas integradas, destinadas ao ensino fundamental. Tem por objetivo elencar, analisar e refletir acerca dos aspectos de produção e uso de concepções familiares através da utilização de linguagens imagéticas e verbais nos livros didáticos. Para tanto, discutiu-se sobre livro didático, sua política e estrutura, novos formatos de família, relações entre família e escola, bem como a relação existente entre eles. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica e complementada por uma pesquisa documental nos livros didáticos da Coleção Buriti, da Editora Moderna, 2011-2014, selecionando as áreas de humanas e linguagens, com recorte nas disciplinas História, Geografia e Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental I, cuja faixa etária compreende dos seis aos dez anos de idade, conforme o Conselho Nacional de Ensino (CNE, 2003). Os resultados alcançados revelaram que, apesar de vivenciarmos novos formatos familiares na sociedade contemporânea, a base curricular e formal, concernentes aos livros didáticos analisados, prevalece o modelo da família nuclear-patriarcal. Os grupos familiares diversos ganham certa evidência quando o texto se propõe a discutir sobre famílias. Optou-se por embasamento teórico em áreas interdisciplinares, com destaque à educação, sociologia e semiótica, com referencial de autores como: Bakhtin (1979, 1988); Nosela (1979); Freitag e outros (1985); Oliveira (2007); Roudinesco (2003); Dias (2007); Donati (2008); Munakata (1999, 2010, 2012); Bittencourt (2005); Cassiano (2003, 2005); Giddens (2004); Sarti (2004); Chauí (2007); Cavalcanti; Barbosa; Caldeira (2012); Estevão (2012). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | Família na Sociedade Contemporânea | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CERQUEIRA_LMR.pdf | 5.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.