Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Adenilda Couto Barbosa-
dc.date.accessioned2016-09-22T22:21:58Z-
dc.date.available2016-09-22T22:21:58Z-
dc.date.issued2016-01-11-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/121-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the project “Caia na Rede” of the Environmental Education Program Environmental-Unit Jaguaribe Odebrecht in order to verify if adolescents, the Bate Facho community that participated in the project “Caia na Rede” in the period from 2012 to in 2013, they changed their attitude towards socio-spatial improvements. Many companies in fulfillment of its social responsibility carry out socio-educational activities in its surrounding communities to promote the conservation of the environment and the territory in which they operate. The approach used to address the issue of research, we start from the premise that environmental education is an environmental management process that presents itself in two ways, serving various corporate projects in the critical and conservative conceptions. Thus, the research demonstrates that environmental education can allow individuals to reflect on the social, political, environmental and economic, within the socio-spatial dynamics that are inserted to various problems and site improvements solution. The methodology used consisted of bibliographical research, documentary and descriptive qualitative approach, which allows us to understand not only the concepts of space, territory, environmental issues, environmental education, technological learning processes combined with environmental education, environmental management and social responsibility, but inter-relate them. The research instruments used were semi-structured interviews and using a questionnaire to trace the socioeconomic profile of the participants, degree of knowledge about the environment and digital content and finally, if there was a change of attitude towards the environment. The results obtained from the interviews and the questionnaires have ratified the two hypotheses. The first points out that through the actions of the project “Caia na Rede” participants can be included digitally and have access to environmental information. The second hypothesis is that participants may have changed attitudes towards the area, however, they failed to contribute to socio-spatial improvements. Therefore, it became clear that the environmental issue, although it is understood in a fragmented way by the participants, who do not understand the interrelationships between nature, individual and society, necessary for socio-spatial improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectSócio-espacialpt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.titleEducação ambiental na perspectiva da melhoria sócio-espacial: reflexões a partir do projeto “Caia na Rede” implantado na comunidade do Bate Facho - Salvador-BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4275909Y3pt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Marcelo César Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794397A8pt_BR
dc.contributor.referee1Tinôco, Moacir Santos-
dc.contributor.referee2Martins, Valmir Farias-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o Projeto “Caia na Rede” do Programa de Educação Ambiental da Odebrecht Ambiental-Unidade Jaguaribe com o objetivo de verificar se os adolescentes, da comunidade Bate Facho, que participaram do projeto “Caia na Rede”, no período de 2012 a 2013, mudaram de atitude em prol de melhorias sócio-espaciais. Muitas empresas em cumprimento da sua responsabilidade social realizam ações socioeducativas em comunidades do seu entorno visando a conservação do meio ambiente e do território no qual estão inseridas. A abordagem utilizada para responder à problemática da pesquisa, parte-se da premissa de que a educação ambiental é um processo da gestão ambiental que se apresenta de duas formas, atendendo a projetos societários distintos, nas concepções crítica e conservadora. Desta forma, a pesquisa demonstra que a educação ambiental pode permitir aos indivíduos a reflexão acerca dos problemas sociais, políticos, ambientais e econômico, dentro da dinâmica sócio-espacial que estão inseridos a fim de solução de diversos problemas e melhorias local. A metodologia utilizada constou de pesquisas bibliográfica, documental e descritiva de abordagem qualitativa, o que permitiu compreender não só os conceitos sobre espaço, território, questão ambiental, educação ambiental, processos de aprendizagens tecnológicas aliadas a educação ambiental, gestão ambiental e responsabilidade social, mas inter-relacioná-los. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e utilização de questionário para traçar o perfil socioeconômico dos participantes, grau de conhecimento sobre o meio ambiente e conteúdos digitais e por fim, se ocorreu mudança de atitude em relação ao meio ambiente. Os resultados obtidos através das entrevistas e aplicação dos questionários ratificaram as duas hipóteses levantadas. A primeira aponta que através das ações do projeto “Caia na Rede”, os participantes podem ser incluídos digitalmente e ter acesso a informações socioambientais. A segunda hipótese diz que os participantes podem ter mudado de atitudes em relação ao território, no entanto, não conseguiram contribuir para melhorias sócio-espaciais. Portanto, ficou evidente que a questão ambiental, ainda, é compreendida de forma fragmentada pelos participantes, que não percebem a inter-relações entre natureza, indivíduo e sociedade, necessárias para melhorias sócio-espaciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Territorial e Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Demografiapt_BR
dc.subject.cnpqTerritorialização e Desenvolvimento Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PintoACB_.pdf4.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.