Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Karine Nascimento-
dc.date.accessioned2016-09-23T21:37:17Z-
dc.date.available2015-02-24-
dc.date.available2016-09-23T21:37:17Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/123-
dc.description.abstractThis research presents reflections on human sexuality, moving through various looks, that trigger debates and at the same time foster silences, fragmentation and continued inquiry, specifically when referring people that do not coincide with current norms, that is, not obey the heteronormative model. The paper describes the research into the experiences, representations and experiences of youth, seen as decisive cycle for demarcation of gender differences, and think the issue of sexual diversity. The complexity of sexuality and plurality are still rejected both at school and in the family, often causing discrimination and exclusion of young people who do not fit the heterosexual patterns, socially prestigious. For these reasons, the research focused his research on the social representations d @ s youth about sexual diversity in the family and at school and how these narratives report violence, silence, transgressions and meetings in complicity. We seek to understand the social role of family and school in the dynamics of subjectivity formation, production and / or absence of practices / ideas that contribute to violence. In this sense, we opted for the empirical literature and a qualitative one, constructionist approach, using semi-structured interviews with young high school students in Jequié. For the organization and presentation of the data collected, we used the technique of content analysis. Theoretical framework resorted to author @ s area of Cultural Studies, Post-structuralists, feminist studies and Queer, namely: Beatriz Preciado (2011), Guacira Lopes Louro (1994, 1997, 2001, 2004, 2013th and 2013b) Judith Butler (2002, 2008, 2013, 2013th), Michel Foucault (1982, 1987.1988, 200, 2004, 2011 and 2012), Pierre Bourdieu (1975.1989, 2003 and 2012), Teresa De Lauretis (2006) Richard Miskolci (2005) among othe @s. Qualitative data were divided into three blocks interpretation and analysis: representations and personal narratives about sexuality; representations and narratives about youth sexuality in the school context and discussions about sexuality in the family prism. The results demonstrate the need for debate on gender and sexuality, so that we alls Wrapped @s in school and in the family, in partnership working with other social organizations, can contribute to privileged spaces for questioning and destabilization of hegemony compulsory the heteronormative model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSexual diversitypt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.titleFala garot@! Sobre sexualidades nas famílias e nas escolas: vozes juvenis que ecoam e transgridempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606577022476977pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Mary Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471996580293552pt_BR
dc.contributor.referee1Abramovay, Miriam-
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta reflexões em torno das sexualidades humanas, transitando por vários olhares, que deflagram debates e ao mesmo tempo fomentam silêncios, fragmentações e questionamentos contínuos, especificamente ao se reportar as pessoas que não convergem com as normatizações vigentes, ou seja, que não obedecem ao modelo heteronormativo. O trabalho descreve as investigações acerca das vivências, representações e experiências da juventude, entendida como ciclo decisivo para demarcação de diferenças de gênero, além de pensar a questão da diversidade sexual. A complexidade das sexualidades e a pluralidade ainda são rejeitadas tanto na escola quanto na família, ocasionando não raro a discriminação e a exclusão de jovens que não se enquadram nos padrões heterossexuais, prestigiados socialmente. Por tais razões, a pesquisa centrou sua investigação nas representações sociais d@s jovens sobre diversidade sexual na família e na escola e de que forma essas narrativas reportam violências, silenciamentos, transgressões e encontros em cumplicidades. Busca-se compreender a atuação social da família e da escola na dinâmica de formação de subjetividades, produção e/ou ausência de práticas/ideário que colaboram com violências. Neste sentido, optou-se pela pesquisa empírica e bibliográfica de cunho qualitativo, abordagem construcionista, com o uso de entrevistas semiestruturadas com jovens estudantes do Ensino Médio em Jequié. Para organização e apresentação dos dados levantados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como referencial teórico recorreu-se a autor@s da área dos Estudos Culturais, Pós- Estruturalistas, Estudos feministas e Queer, a saber: Beatriz Preciado (2011), Guacira Lopes Louro (1994, 1997, 2001, 2004, 2013a e 2013b), Judith Butler (2002, 2008, 2013, 2013a), Michel Foucault (1982, 1987,1988, 200, 2004, 2011 e 2012), Pierre Bourdieu (1975,1989, 2003 e 2012), Teresa De Lauretis (2006), Richard Miskolci (2005) entre outr@s. Os dados qualitativos foram divididos em três blocos de interpretação e análise: representações e narrativas pessoais sobre a sexualidade; representações e narrativas juvenis sobre a sexualidade no contexto escolar e discussões acerca das sexualidades sob o prisma familiar. Os resultados demonstram a necessidade do debate sobre gênero e sexualidades, de modo que tod@s @s envolvid@s na escola e na família, em parceria de trabalho com outras instâncias sociais, possam contribuir para espaços privilegiados para o questionamento e desestabilização da hegemonia compulsória do modelo heteronormativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA KN-2015.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.