Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Cristina Filgueiras de-
dc.date.accessioned2016-09-30T19:42:06Z-
dc.date.available2014-02-18-
dc.date.available2016-09-30T19:42:06Z-
dc.date.issued2014-02-18-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/137-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the expansion of the city of Salvador / BA and the modeling agents of urban space, at the vector axis of Avenida Paralela (Salvador/BA), as is known the Avenida Luis Viana Filho, between 1968 and 2013. The methodology consisted of quantitative research, based on concepts and theories from the analysis of the dynamics of implementation of projects along this avenue, based on the survey data contained in building permits issued by the city administration of Salvador and census data of IBGE (2010), which were translated into thematic maps, tables and graphs. The information obtained was subsequently crossed with aerial photos, and confronted by field research in the study area. The hypothesis that sought to prove was that this territory has been characterized as an expansion axis of Salvador and, as it was conceived at the very beginning, as a link between Salvador and other cities of the metropolitan region. Subsequently acting as a point of connection between the ventures deployed there, it has been remodeled to get back to it’s original function. In brief, spatial transformations that occurred in the city were rebuilt as a whole, and in this location more specifically, dating back to the construction of this avenue in the 1970s and the repercussions on the territory historically contextualized. As a result, the hypothesis raised was confirmed by the action of social agents in the urbanized vector intending the production of new urban spaces. With this present work, one looks foward to enrich and awaken interest in the production of new studies and/or interventions in this area of town, though little investigation was found about it in the academic area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvenida Paralela - Salvador - Bahiapt_BR
dc.subjectVetor de expansão urbanapt_BR
dc.subjectJustaposição socioespacialpt_BR
dc.subjectAgentes sociais na produção do espaço urbanopt_BR
dc.subjectUrban expansion axispt_BR
dc.subjectParalela Avenue - Salvador - Bahiapt_BR
dc.subjectSocio-spacial juxtapositionpt_BR
dc.subjectSocial agents in the urban space productionpt_BR
dc.titleParalela XXI: a expansão urbana no vetor da Avenida Luis Viana Filho Salvador/BA – 1968 a 2013pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4438663H1pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Aparecida Netto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706984E6pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Pedro de Almeida-
dc.contributor.referee2Souza, Ângela Maria Gordilho-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a expansão da cidade de Salvador/BA e os agentes modeladores do espaço urbano, no vetor caracterizado pelo eixo viário da Avenida Paralela (Salvador/BA), como é conhecida a Avenida Luis Viana Filho, no período de 1968 a 2013. A metodologia utilizada, fundamentada em conceitos e teorias, consistiu em pesquisa quantitativa, a partir da análise da dinâmica de implantação de empreendimentos ao longo desta avenida, tendo por base o levantamento de dados constantes nos alvarás de construção emitidos pela Prefeitura Municipal de Salvador e em dados censitários do IBGE (2010), que se traduziram em mapas temáticos, tabelas e gráficos. As informações obtidas foram posteriormente cruzadas com fotos aéreas, e confrontadas por pesquisa de campo na área de estudo. A hipótese que se buscou comprovar foi que este território vem se caracterizando e conformando como um eixo de expansão urbana da cidade de Salvador, o qual, concebido inicialmente como elo de ligação entre centralidades metropolitanas, passou a desempenhar o papel de eixo de conexão entre empreendimentos aí implantados. Recentemente vem sendo requalificado com vistas à retomar este papel no novo sistema viário metropolitano que se configura no cenário atual. De forma breve, foram reconstruídas as transformações espaciais ocorridas na cidade como um todo e nesta localidade de forma mais específica, remontando à implantação da avenida na década de 1970 e as repercussões sobre o território contextualizadas historicamente em períodos definidos por marcos histórico-urbanos na trajetória política de Salvador. Como resultado, ratificou-se a hipótese levantada, comprovando-se a ação dos agentes sociais nesse vetor urbanizado na intenção da produção de novos espaços urbanos. Com o presente trabalho busca-se, pois enriquecer e despertar o interesse pela produção de novos estudos e/ou intervenções sobre esta área da cidade, até então pouco investigada no âmbito acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Territorial e Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqTerritorialização e Desenvolvimento Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA FILGUEIRAS DE ARAUJO.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.