Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVenâncio Filho, Raimundo Pinheiro-
dc.date.accessioned2016-09-30T19:57:08Z-
dc.date.available2014-12-05-
dc.date.available2016-09-30T19:57:08Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/140-
dc.description.abstractThe popular Catholicism, manifested in the practice of pilgrimages, processions and worship of saints, had a significant importance in the emergence and transformation of many cities in Brazil. Monte Santo is a small town located in the northeastern region of Bahia, the semi-arid backlands, the micro-economic Euclides da Cunha. It houses, among other temples, the Sanctuary of Santa Cruz, which transforms the city center in periodic pilgrimages and attracts visitors from both the State of Bahia, as other more distant places. Readings and field research verifying that the Catholic religion and the displacement of people occupy and change temporarily the public spaces of Monte Santo. The objective of this work is to analyze religiosity from the perspective of the traditions, which enshrined the local sacred places which, in turn, lead to a new dynamic functionality and in the city during periods of intense flow of faithful. Seeks to also do understand the decay of these traditions and the expansion of secular practice through secular parties. It used the most recurrent methodology for analysis and synthesis using techniques procedure, as documentary bibliographic consultations, complemented with field research - using open interviews and personal observations - during the dates of local religious pilgrimages. Demonstrations occur twice a year, one coinciding with Holy Week and the other held on the eve of All Saints Day, October 31. If also assess local public policies that propose improvements to the city, based on the exploitation of religious tourism. We conclude that the pilgrimages, carried by the faith of the Brazilian people, independent of local government that by promoting the lay parties, continues to divide the population and visitors between traditional religious events and festivals with newer popular singers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonte Santopt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectRomariaspt_BR
dc.subjectFestas popularespt_BR
dc.subjectPopular religiositypt_BR
dc.subjectFestivalspt_BR
dc.subjectFolk festivalspt_BR
dc.titleO sagrado e o profano no Sertão da Bahia: a religiosidade em Monte Santopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4311100T2pt_BR
dc.contributor.advisor1Flexor, Maria Helena Matue Ochi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783259P6pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Pedro de Almeida-
dc.contributor.referee2Casimiro, Ana Palmira Bittencourt-
dc.description.resumoO catolicismo popular, manifestado nas práticas de romarias, procissões e veneração a santos, teve uma importância significativa no surgimento e transformação de muitas cidades no Brasil. Monte Santo é uma cidade de pequeno porte, localizada na Região Nordeste da Bahia, sertão do semi-árido, da microrregião econômica de Euclides da Cunha. Abriga, entre outros templos, o Santuário da Santa Cruz, que transforma a cidade em centro de peregrinações periódicas e que atrai visitantes, tanto do Estado da Bahia, como de outros lugares mais longínquos. Leituras e pesquisas de campo permitem verificar que a religião católica e o deslocamento de pessoas ocupam e mudam, temporariamente, os espaços públicos de Monte Santo. O objetivo deste trabalho é analisar a religiosidade sob a ótica das tradições, que consagraram os lugares sagrados locais que, por sua vez, provocam uma nova dinâmica e funcionalidade na cidade nos períodos de fluxo intenso de fiéis. Busca-se, também, fazer compreender a decadência dessas tradições e a expansão de práticas profanas, por meio de festas leigas. Usou-se a metodologia mais recorrente de análise e síntese, utilizando técnicas de procedimento, como consultas bibliográficas, documentais, coadjuvadas por pesquisa de campo, - com uso de entrevistas abertas e observações pessoais -, durante as datas de peregrinações religiosas locais. As manifestações ocorrem duas vezes ao ano, coincidindo uma com a Semana Santa e a outra realizada na véspera do dia de Todos os Santos, 31 de outubro. Avaliam-se, também, as políticas públicas locais, que propõem melhorias para a cidade, com base na exploração do turismo religioso. Conclui-se que as romarias, levadas pela fé do povo brasileiro, independem do poder local que, ao promover as festas leigas, continua a dividir a população e visitantes entre eventos religiosos tradicionais e as festas com cantores populares mais recentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Territorial e Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Demografiapt_BR
dc.subject.cnpqTerritorialização e Desenvolvimento Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO PINHEIRO VENANCIO FILHO.pdf8.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.