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dc.creatorReis, Janete dos Santos-
dc.date.accessioned2016-10-06T18:39:20Z-
dc.date.available2013-01-25-
dc.date.available2016-10-06T18:39:20Z-
dc.date.issued2013-01-25-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/159-
dc.description.abstractA good family-school relationship is important to the process of development of children. The family, although it is undergoing transformation, remains a fundamental institution and the basis for the development of human beings.The school is a privileged place for socialization and transmission of knowledge. Both institutions have their specificities and complementarities. Thus, this dissertation aims to analyze the family-school relationship in a public educational institution that serves the population of a suburb of Salvador-Bahia. To achieve this goal we chose to develop a descriptive exploratory study in a school of municipal school system. Participants were: the director of the institution, five teachers from elementary school and 30 parents / guardians of students. As instruments were used semi structured three screenplays, built specifically for this job. All ethical issues were observed. The main results show there is a commitment by the school board to require a good performance and attendance of teachers. There is an appreciation for the school team about the participation of families in the school life of their children. On the other hand, parents / guardians recognize the quality of the school work and feel welcomed by the institution. The data also show that in the context of poverty experienced by the community served, the school collaborates with the strengthening of family relations with society and the overcoming of social vulnerability in which families meet.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectFamily-school relationshippt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectEducation of childrenpt_BR
dc.subjectParents and childrenpt_BR
dc.titleRelação família-escola: a experiência de uma escola pública da periferia de Salvador - Bapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074475466640868pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Lúcia Vaz de Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863706292628331pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Celma Borges-
dc.contributor.referee2Alcântara, Miriã Alves Ramos de-
dc.description.resumoA boa relação família-escola constitui elemento importante para o processo de formação integral da criança. A família, embora venha passando por transformações, continua sendo uma instituição fundamental e de base para o desenvolvimento do ser humano. A escola é um espaço privilegiado de socialização e transmissão de saberes. Ambas as instituições têm as suas especificidades e suas complementaridades. Assim, a presente dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a relação família-escola em uma instituição educacional pública que atende população de um bairro periférico de Salvador-Ba. Para atingir tal objetivo optou-se por desenvolver um estudo descritivo exploratório em uma escola da rede municipal de ensino. Participaram da pesquisa: a diretora da instituição, cinco docentes do Ensino Fundamental I e 30 pais/responsáveis por alunos. Como instrumentos foram utilizados três roteiros semiestruturados, construídos especificamente para este trabalho. Todas as questões éticas foram respeitadas. Os principais resultados revelam haver um empenho por parte da direção da escola no sentido de exigir um bom desempenho e assiduidade dos docentes. Há uma valorização por parte da equipe escolar da participação das famílias na vida escolar de suas crianças. Por outro lado, os pais/responsáveis reconhecem a qualidade do trabalho desenvolvido na escola e se sentem acolhidos pela instituição. Os dados revelam, ainda, que no contexto de pobreza vivenciado pela comunidade atendida, a escola colabora com o fortalecimento das relações familiares com a sociedade e com a superação de situações de vulnerabilidade social na qual as famílias se encontram.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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