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metadata.dc.type: Tese
Title: Mapeando os corpos femininos na história do tempo presente: diálogos e representações
metadata.dc.creator: Santos, Simone Ganem Assmar
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon
metadata.dc.contributor.referee1: Albuquerque, Carlos Francisco Linhares de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, José Antônio Saja Ramos Neves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee4: Castro, Mary Garcia
metadata.dc.description.resumo: Esta tese nasce de uma inquietação com relação às representações sociais do corpo feminino na História do Tempo Presente, conceito que não se detém no imediatismo dos fatos, mas na articulação entre o passado, o presente e o futuro. Decolando da maiêutica e, tendo como base teórica as representações sociais, a argumentação que referencia as ideias, aqui expostas, parte de um trabalho ensaístico que se volta em direção tanto ao conceito de emancipação quanto ao de subordinação, nas vivências corporais do feminino. Para tanto, ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, pautada nas áreas da Medicina, da Antropologia, da História, da Psicologia Analítica, da Sociologia, da Ética e da Filosofia, a pesquisa demarca como objetivo principal, investigar se o corpo da mulher, brasileira, contemporânea, diante das conquistas alcançadas, fundamentalmente, nessas últimas seis décadas, vem atuando como um dos pilares da construção da autonomia do eu, ou como um fator de anulação, frente aos cerceamentos sociais, culturais, midiáticos e estéticos, que nele desaguam. Em frente aos problemas metodológicos, epistemológicos e, de certa forma, deontológicos, ponderamos também, com base no pensamento de que na espécie humana existem machos e fêmeas, se essa distinção é fruto de realidades naturais, sociais, ou de ambas. Tais questionamentos, ao se articularam, fixaram como referências as ideias defendidas por Carole Pateman (1993) e Heleieth B. Saffioti (2001, 2004), com relação à persistência do patriarcado, e os pressupostos de Judith Butler (2010), e Beatriz Preciado (2008), entre outros autores e autoras os quais, na atualidade, se debruçam nos estudos de e sobre gêneros, sexualidade e performances. Com igual valor, as críticas das sociedades de consumo, inseridas no espetáculo social integrado, impressas nas ideias de Guy Debord (1997), foram relevantes pontos de análises, neste trabalho plural que, ao se movimentar entre a tirania das imagens e a submissão dos corpos femininos, colocou à reflexão o poder exercido pelas mídias, sobre o objeto investigado, e o fetichismo daí advindo.
Abstract: This thesis rises from a restlessness considering the social representations of the female body in History of Present Time, concept that not only holds the immediacy of facts, but to articulation between past, present and future. Taking from Maieutics and having as theoretic basis the social representations, the argumentation that references the ideas here exposed, part of an essayistic work turned to the concept of emancipation as well as the concept of subordination, on the bodily experiences of the feminine body. In order to do so, harbored in an interdisciplinary work, guided in the fields of Medicine, Anthropology, History, Analytic Psychology, Sociology, Ethics and Philosophy – the research pinpoints as its main objective, to investigate if the contemporary Brazilian woman’s body, facing the conquers reached mainly in the last six decades, has been acting as one of the pillars of the autonomy of the “self”, or as a factor of annulment, staring the social, cultural, media and aesthetic boundaries. Methodological, epistemological, and somewhat deontological problems were pondered with basis on the thought that in human species there are males and females, if this distinction is fruit of natural realities, social realities or both. Such questions, were articulated, were fixed as reference to ideas defended by Carole Pateman (1993) and Heleieth B. Saffioti (2001, 2011), regarding the persistency of patriarchy, and Judith Butler’s (2010) assumptions, and Beatriz Preciado (2008), among other authors which pore over gender, sexuality and performances studies. With the same value, the critics of consumerist society, inserted in the integrated social spectacle, in Guy Debord’s ideas (1997), were relevant analysis points, in this plural work, that while moving between tyranny of images and submission of feminine bodies, brought to reflection the power exercised by the media over the investigated object, hence fetichism.
Keywords: Mulher
Corpo
Subjetividade
Beleza
Mídia
Consumo
Performance
Ética
Woman
Body
Subjectivity
Beauty
Media
Consumerism
Performance
Ethics
metadata.dc.subject.cnpq: Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Catolica de Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Família na Sociedade Contemporânea
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/123456730/189
Issue Date: 21-Oct-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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