Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Simone Ganem Assmar-
dc.date.accessioned2016-12-27T21:22:12Z-
dc.date.available2014-10-21-
dc.date.available2016-12-27T21:22:12Z-
dc.date.issued2014-10-21-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/189-
dc.description.abstractThis thesis rises from a restlessness considering the social representations of the female body in History of Present Time, concept that not only holds the immediacy of facts, but to articulation between past, present and future. Taking from Maieutics and having as theoretic basis the social representations, the argumentation that references the ideas here exposed, part of an essayistic work turned to the concept of emancipation as well as the concept of subordination, on the bodily experiences of the feminine body. In order to do so, harbored in an interdisciplinary work, guided in the fields of Medicine, Anthropology, History, Analytic Psychology, Sociology, Ethics and Philosophy – the research pinpoints as its main objective, to investigate if the contemporary Brazilian woman’s body, facing the conquers reached mainly in the last six decades, has been acting as one of the pillars of the autonomy of the “self”, or as a factor of annulment, staring the social, cultural, media and aesthetic boundaries. Methodological, epistemological, and somewhat deontological problems were pondered with basis on the thought that in human species there are males and females, if this distinction is fruit of natural realities, social realities or both. Such questions, were articulated, were fixed as reference to ideas defended by Carole Pateman (1993) and Heleieth B. Saffioti (2001, 2011), regarding the persistency of patriarchy, and Judith Butler’s (2010) assumptions, and Beatriz Preciado (2008), among other authors which pore over gender, sexuality and performances studies. With the same value, the critics of consumerist society, inserted in the integrated social spectacle, in Guy Debord’s ideas (1997), were relevant analysis points, in this plural work, that while moving between tyranny of images and submission of feminine bodies, brought to reflection the power exercised by the media over the investigated object, hence fetichism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectBelezapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectBeautypt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectConsumerismpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.titleMapeando os corpos femininos na história do tempo presente: diálogos e representaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585480286163981pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6538283866214716pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Carlos Francisco Linhares de-
dc.contributor.referee2Santos, José Antônio Saja Ramos Neves dos-
dc.contributor.referee3Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.referee4Castro, Mary Garcia-
dc.description.resumoEsta tese nasce de uma inquietação com relação às representações sociais do corpo feminino na História do Tempo Presente, conceito que não se detém no imediatismo dos fatos, mas na articulação entre o passado, o presente e o futuro. Decolando da maiêutica e, tendo como base teórica as representações sociais, a argumentação que referencia as ideias, aqui expostas, parte de um trabalho ensaístico que se volta em direção tanto ao conceito de emancipação quanto ao de subordinação, nas vivências corporais do feminino. Para tanto, ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, pautada nas áreas da Medicina, da Antropologia, da História, da Psicologia Analítica, da Sociologia, da Ética e da Filosofia, a pesquisa demarca como objetivo principal, investigar se o corpo da mulher, brasileira, contemporânea, diante das conquistas alcançadas, fundamentalmente, nessas últimas seis décadas, vem atuando como um dos pilares da construção da autonomia do eu, ou como um fator de anulação, frente aos cerceamentos sociais, culturais, midiáticos e estéticos, que nele desaguam. Em frente aos problemas metodológicos, epistemológicos e, de certa forma, deontológicos, ponderamos também, com base no pensamento de que na espécie humana existem machos e fêmeas, se essa distinção é fruto de realidades naturais, sociais, ou de ambas. Tais questionamentos, ao se articularam, fixaram como referências as ideias defendidas por Carole Pateman (1993) e Heleieth B. Saffioti (2001, 2004), com relação à persistência do patriarcado, e os pressupostos de Judith Butler (2010), e Beatriz Preciado (2008), entre outros autores e autoras os quais, na atualidade, se debruçam nos estudos de e sobre gêneros, sexualidade e performances. Com igual valor, as críticas das sociedades de consumo, inseridas no espetáculo social integrado, impressas nas ideias de Guy Debord (1997), foram relevantes pontos de análises, neste trabalho plural que, ao se movimentar entre a tirania das imagens e a submissão dos corpos femininos, colocou à reflexão o poder exercido pelas mídias, sobre o objeto investigado, e o fetichismo daí advindo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS SGA-2014.pdf4.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.