Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Thaline Teixeira Novaes-
dc.date.accessioned2016-12-28T18:22:17Z-
dc.date.available2016-12-28T18:22:17Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/192-
dc.description.abstractThis research has the purpose of evaluation, by graduates of the effectiveness of the integrated technical course in farming, at Campus IF Baiano / Senhor do Bonfim, Bahia, while action devised by the recent Professional Education and Technology Policy (2004) for citizen and professional development. The main objective was to evaluate the perception of the graduates of that course, as to its effectiveness for their citizen and professional development. The theoretical framework of integrated vocational high school, able to carry out the development for citizenship and work was backed by national and international literature, as well as official documents and the recent (2004-2014) legislation of Vocational and Technological Education Policy in Brazil. The methodology was qualitative, exploratory, upon single case study, with documental and content analysis. The study subjects were 64 (sixty four) graduates, over eighteen years who completed the integrated technical course in farming, at Campus IF Baiano / Senhor do Bonfim, Bahia in 2014. As instruments for data collection, the study used official documents of the Federal Institute of Bahia; Two questionnaires, being one open and another mixed, the latter applied via internet. The results of the analyzes of the collected data showed that while the perception of graduates of integrated technical course Campus IF Baiano / Senhor do Bonfim, Bahia is in the sense of it being effective in leading to citizen and professional development, some aspects of the context of this course supply, at the Campus IF Baiano / Senhor do Bonfim, presented in the study, allow us to question the perspective of citizenship and work where to this educational activity directs its graduates.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de educação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional education policypt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectFormação integradapt_BR
dc.subjectIntegrated trainingpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleO ensino médio profissional no IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA: desenvolvimento humano na percepção de egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7078966085142908pt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Kátia Siqueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1543244612205119pt_BR
dc.contributor.referee1Pitta, Ana Maria Fernandes-
dc.contributor.referee2Amorim, Antonio-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto a percepção de egressos do ensino médio integrado, do Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA, quanto a efetividade desta ação educativa, idealizada pela Política de Educação Profissional e Tecnológica (2004) para colaborar com a formação de classes trabalhadoras para a cidadania e o mundo do trabalho. O objetivo principal foi avaliar na percepção dos egressos, a efetividade do ensino médio integrado, do Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim, para produzir efeitos de desenvolvimento profissional e cidadão em suas vidas. O referencial teórico do ensino médio profissional integrado apto a efetivar o desenvolvimento para a cidadania e o trabalho, foi lastreado na literatura nacional e internacional, além de documentos oficiais e legislação da Política de Educação Profissional e Tecnológica (2004-2014) no Brasil. A metodologia utilizada foi a qualitativa, exploratória, mediante estudo de caso único, com análise documental e de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram 65 (sessenta e cinco) egressos, maiores de dezoito anos que concluíram o curso técnico integrado em agropecuária, no Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA, no ano 2014. Enquanto instrumentos para coleta de dados a pesquisa usou documentos oficiais da Política de Educação Profissional e Tecnológica implantada no Brasil a partir de 2004; do Instituto Federal Baiano; além de dois questionários um do tipo aberto e outro misto, este último aplicado via internet. Os resultados das análises dos dados coletados demonstraram que, embora a percepção dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, do Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA seja no sentido deste ser efetivo em formar para o desenvolvimento profissional e cidadão, alguns aspectos do contexto de oferta deste curso no Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim revelados no estudo permitem questionar a perspectiva da cidadania e do trabalho para onde esta ação educativa direciona seus egressos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOTHALINECARNEIRO.pdf9.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.