Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Elmar Silva de-
dc.date.accessioned2017-01-14T17:50:50Z-
dc.date.available2016-10-21-
dc.date.available2017-01-14T17:50:50Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456730/249-
dc.description.abstractThis work The family affection: Its consequences on learning in a public school in Salvador sought to describe the effects of the perception of family affection by the students on their school income. The aim of this study is to investigate how the family affection can influence in school income of students in a class of 5th series of the year 2016 of that school. Far from the claim to find direct relationships between these elements, it sought through an exploratory research of qualitative character by applying a semi-structured interview and Inventory test Familiar – Support Perception IPSF, collect data that allowed such a description. Randomly was defined a class of 5th grade in a public school in Salvador, being selected 5 students with the highest income and 5 school students with low incomes 5. Students are in the range of 9 to 12 years. The mothers of these students were invited to participate in the study, and 3 could not subsequently participate by informing impossibilities. The research then had 10 children and 7 mothers. The families of that research have an equivalent socioeconomic level, living in the surrounding area of that school. The theoretical anchor of that work is by following concepts as the main line Piaget (1954) in his Relations Between L'affectivié et L'intelligence Dans Le Développement Mental Lenfant – Relations between affectivity and intelligence in the Mental Development of Children and related work concurrently treating cognitive development and affectivity that are the central themes of this research. Piaget suggests that affect and cognition are inseparable elements, affectivity works with fuel for cognition. By completing the survey, through the diversity of family realities and individuality of its actors, it was realized yet occurrence of reflections of perceptions of family affection by the students on their school income.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEscola Pública - Salvador - Bahiapt_BR
dc.subjectFamiliarpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectYieldpt_BR
dc.subjectAfetividade familiarpt_BR
dc.titleO afeto de família: suas consequências na aprendizagem em uma escola pública em Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://Lattes.cnpq.br/7990059921271771pt_BR
dc.contributor.advisor1Conceição, Maria Cristina Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2143353238328520pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Filho, Penildon da-
dc.contributor.referee2Rabinovich, Elaine Pedreira-
dc.contributor.referee3Zucoloto, Patrícia Carla Silva do Vale-
dc.description.resumoO presente trabalho, Afeto de família: suas consequências na aprendizagem em uma escola pública em Salvador, buscou descrever os reflexos da percepção da afetividade familiar por parte dos alunos sobre os seus respectivos rendimentos escolares. O objetivo geral deste trabalho foi investigar de que forma a afetividade familiar pode influenciar nos rendimentos escolares dos alunos de uma turma da 5ª série do ano de 2016 da referida escola. Longe da pretensão de encontrar relações diretas entre tais elementos, buscou-se através de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo pela aplicação de uma entrevista semiestruturada e do teste Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF), levantar dados que possibilitaram tal descrição. De forma aleatória foi definida uma turma da 5ª série em uma escola pública em Salvador, sendo selecionados 5 alunos com os maiores rendimentos escolares e 5 alunos com os 5 menores rendimentos. Os alunos encontram-se na faixa dos 9 aos 12 anos. As mães dos referidos alunos foram convidadas a participarem da pesquisa, sendo que 3 não puderam participar posteriormente por informarem impossibilidades. A pesquisa então contou com 10 crianças e 7 mães. As famílias da referida pesquisa apresentam um nível socioeconômico equiparado, residindo em região circunvizinha da referida escola. A ancoragem teórica do referido trabalho é apresentada por conceitos seguindo como linha principal Piaget (1954) em sua Relations Entre L’affectivié et L’intelligence Dans Le Développement Mental de Lénfant – Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança, e trabalhos afins por tratarem concomitantemente do desenvolvimento cognitivo e da afetividade que são os temas centrais da presente pesquisa. Piaget aponta que afetividade e cognição são elementos indissociáveis, a afetividade funciona com o combustível para a cognição. Ao concluir a pesquisa, em meio à diversidade de realidades familiares e individualidades de seus atores, percebeu-se ainda assim ocorrência dos reflexos das percepções de afetividade familiar por parte dos alunos sobre os seus respectivos rendimentos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOELMARABREU.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.