Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Joalva Menezes de-
dc.date.accessioned2017-01-16T18:55:13Z-
dc.date.available2017-01-16T18:55:13Z-
dc.date.issued2014-11-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/278-
dc.description.abstractThe research has as a theme the educational technologies produced by the Department of Education of Bahia as pedagogical source for the implementation of the law 10.639/2003, in Salvador. This law obligates the teaching of history and culture of the afrodescendants at Brazilian schools. The research object concerns the program pieces exclusively related to the question defended by the law, namely the 12 episodes of the Anísio Teixeira TV/SEC program "Almanaque Viramundo". This analysis answers the following questions: how much do the Anísio Teixeira TV programs contemplate the law 10.639/2003? How this resource was received by the community of the observed school, not only as a pedagogical tool, but also as fulfilling the legislation? To do so, the methodological ways were related to the biographic and documental research; discourse analysis of six sections of the twelve episodes of the "Almanaque Viramundo" program; focal group with teachers, students, servers and pedagogical coordinator of the Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, in the neighborhood of Itapuã, in Salvador. This way, it was verified the relevance of the analysed audiovisual material regarding the development of reflections about themes on the African and Afrobrazilian history and culture; and the target group acceptance by the was investigated at that school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducation for the etnic-racial relationshipspt_BR
dc.subjectTecnologias educacionais - almanaque viramundopt_BR
dc.subjectEducational technologies - almanaque viramundopt_BR
dc.titleAs Tecnologias Educacionais na aplicação da lei 10.639/2003 em Salvador: uma análise do Programa Almanaque Viramundo da TV Anísio Teixeira - Secretaria da Educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Mary Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471996580293552pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como tema as tecnologias educacionais produzidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia como recurso pedagógico para implementação da Lei 10.639/2003, em Salvador. Essa Lei obriga o ensino da história e cultura da África e dos afrodescendentes, nas escolas brasileiras. O objeto da pesquisa diz respeito a quadros que integram doze episódios do programa da TV Anísio Teixeira/Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Almanaque Viramundo, relacionados diretamente, com a questão defendida pela Lei. Essa análise responde às seguintes questões: Em que medida a programação da TV Anísio Teixeira está atendendo à Lei 10.639/2003? Como esse recurso foi recebido pela comunidade da escola estudada, tanto como recurso pedagógico, quanto no que se refere ao cumprimento daquela legislação? Para tanto, os caminhos metodológicos corresponderam à pesquisa biográfica e documental; análise do discurso de seis quadros das doze edições do programa Almanaque Viramundo; grupo focal com professores, estudantes, servidores e representantes do corpo diretivo do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. Dessa forma, verificou-se a pertinência do material audiovisual analisado no que tange ao desencadeamento de uma reflexão acerca de temas sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira; e investigou-se a recepção dele junto ao público alvo daquele colégio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Joalva.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.