Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Maria Aparecida Lima-
dc.date.accessioned2017-03-02T19:45:47Z-
dc.date.available2016-01-28-
dc.date.available2017-03-02T19:45:47Z-
dc.date.issued2016-01-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456730/330-
dc.description.abstractThe National Environmental Education Policy states the need for environmental education to be present in an integrated and permanently throughout formal education process. This requires overcoming the common sense perspective upon the environment toward a vision where living beings, nature, the environment and the mankind keep an interaction relationship. This study aimed to analyze the limits and possibilities for the development of a garden inside the school through interdisciplinary project “Plantando a Paz”, applied in State Highschool Luiz Rogério de Souza which has the Environmental Education present in in the teaching of the institution. For this study there was an exploratory qualitative approach through a participatory research. At first a bibliographic and documentary research will be presented, in the second time field study based on speeches and experiences that permeate the school environment, followed by questionnaires. The project development provide an individual learning environment, contributing significantly to collective social and establish new ways to be, to act, to perceive, to understand and put in front of one inner self and its fellow men/woman. On the analysis of changes in the College after the implementation of the project, the results indicate that the inserted EA in an interdisciplinary way opens up possibilities for innovation in teaching practices, giving new meaning to the school environment and reflecting positively in relationships and in the reality of students in relation to levels of pass / fail and attendance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola: limites e possibilidades para o desenvolvimento de uma horta escolar em frente a abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444069858239396pt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Marcelo César Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614799098745668pt_BR
dc.contributor.referee1Portella, André Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1782631349656661pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Valmir Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5995246863621264pt_BR
dc.description.resumoA Política Nacional de Educação Ambiental estabelece a necessidade de a Educação Ambiental estar presente de forma integrada e permanente em todo processo educativo formal. Neste contexto, faz-se necessário superar o olhar naturalista do meio ambiente para uma visão onde os seres vivos, a natureza, o ambiente e os homens mantenham uma relação de interação. O presente estudo teve como objetivo principal analisar os limites e possibilidades para o desenvolvimento de uma horta escolar frente a uma abordagem pautada na interdisciplinaridade por meio do projeto interdisciplinar Plantando a Paz, aplicado no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza que tem a Educação Ambiental presente no currículo escolar como tema transversal. Para a realização deste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa exploratória através de uma pesquisa participante. No primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, no segundo momento estudo de campo com base nos discursos e vivências que permeiam o ambiente escolar, seguido da aplicação de questionários. O desenvolvimento do projeto propiciou um ambiente de aprendizagem individual, coletivo e social contribuindo significativamente para instituir novas maneiras de ser, de agir, de compreender e colocar-se diante de si mesmo e dos seus semelhantes. Diante da análise das mudanças ocorridas no Colégio após a implantação do projeto, os resultados indicam que a EA crítica inserida de forma interdisciplinar abre possibilidades para a inovação das práticas pedagógicas, ressignificando o espaço escolar, e refletindo positivamente nas relações e no desempenho dos educandos em relação aos níveis de aprovação/reprovação e assiduidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO, MAL-2016.pdf6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.