Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Cleide Brandão de-
dc.date.accessioned2017-03-02T20:56:15Z-
dc.date.available2015-10-28-
dc.date.available2017-03-02T20:56:15Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456730/333-
dc.description.abstractExcessive solid waste generation and its improper disposal generate numerous problems for society. The formal education environment can contribute through environmental education together with the correct management of waste to confront this situation. The study aims to analyze the current production and direction of solid waste, as well as the perceptions and habits of social actors in a public school, on the issue, as a subsidy to propose a solid waste management plan (SWMP) for school unit. The research has a qualitative quantitative approach consisting in an action research as it aims at using the results obtained, the proposition that plan. The study involved the identification of the generation sector and the quantitative and qualitative characterization of recyclable waste produced, and the paper, the type of recyclable material found in greater proportion. And in order to understand and analyze the perceptions and habits of the school community was applied questionnaires to students, teachers and staff. Analysis of the questionnaires it was established that the school community in general, shows concern for environmental issues, the majority shall be responsible for the proper disposal of waste, which is a positive aspect on the issue, the professional participants suggested actions for waste management at schools as implementation of selective collection, educational activities with encouraging the responsible consumption. The proposition of (SWMP) is intended to promote the environmentally sound disposal of solid waste and enable through the inserted environmental education project in this context, awareness of the school community to the importance of individual and collective environmental responsibility focused on the issue of solid waste management enabling the formation of multipliers of the theme in the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectPlano de gerenciamento de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectSolid waste management planpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleAnálise de resíduos sólidos em uma unidade escolar: proposição de plano de gerenciamento de resíduos sólidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042687692303239pt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Marcelo César Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614799098745668pt_BR
dc.contributor.referee1Marchi, Cristina Maria Dacach Fernandez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266933374095729pt_BR
dc.contributor.referee2Pinho, Ana Sueli Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649541365596258pt_BR
dc.description.resumoA geração excessiva de resíduos sólidos e sua disposição inadequada geram inúmeros problemas para sociedade. O ambiente de educação formal pode contribuir por meio da educação ambiental, aliada ao correto gerenciamento dos resíduos para o enfrentamento dessa situação. O estudo tem como objetivo principal analisar a atual produção e direcionamento dos resíduos sólidos, assim como, as percepções e os hábitos dos atores sociais de uma escola pública, em relação à questão, como subsídio para propor um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) para a unidade escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualiquantitativa constituindo-se em uma pesquisa-ação, uma vez que, visa por meio dos resultados obtidos, a proposição desse plano. O estudo envolveu a identificação dos setores de geração e a caracterização quantiqualitativa dos resíduos recicláveis produzidos, sendo o papel, o tipo de material reciclável encontrado em maior proporção. E com o propósito de conhecer e analisar as percepções e hábitos da comunidade escolar foram aplicados questionários aos alunos, professores e demais funcionários. A análise dos questionários permitiu constatar que a comunidade escolar, de maneira geral, demonstra preocupação com as questões ambientais, a maioria considera-se responsável pelo descarte adequado dos resíduos, o que representa um aspecto positivo em relação à questão. Os profissionais participantes sugeriram ações para o gerenciamento dos resíduos na unidade escolar como implantação da coleta seletiva, atividades educativas com o estímulo ao consumo consciente. A proposição do PGRS tem como finalidade, promover a destinação, ambientalmente correta, dos resíduos sólidos e possibilitar, através do projeto de educação ambiental inserido nesse contexto, a sensibilização da comunidade escolar para a importância da responsabilidade socioambiental individual e coletiva, voltadas para a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos, possibilitando a formação de agentes multiplicadores da temática na comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONCEICAO, CM-2016.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.