Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lea Maria Botelho Almeida da-
dc.date.accessioned2017-03-02T22:39:25Z-
dc.date.available2014-02-13-
dc.date.available2017-03-02T22:39:25Z-
dc.date.issued2014-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456730/338-
dc.description.abstractThis master dissertation is amed at characterizing the management of social media for environmental NGOs as platforms of relationship between these organizations and their public. It is conceived as a case study with multiple qualified informers, including Fundação SOS Mata Atlântica, Greenpeace Brasil, Tamar Project, and the WWF Brazil. Therefore, an observational survey was made in two periods: During the United Nations Conference on sustainable development-Rio +20, taken place in 2012 -, and one year before that. Furthermore, a field research was applied to those organizations, in order to verify how the process takes place for management of the online social networks managed by them. By means of the statistical data obtained, it was possible to reveal the picture of the performance of Facebook and twitter accounts of the environmental NGOs integrating this study. Further, it made possible to evaluate the extent and influence of the organizations with their public, the interaction of the same in the digital platforms, and the social mobilization capability. The conclusion of this study is in the sense of proposing that these organizations should attempt to achieve a better performance in the management of their accounts, that is, with a greater efficiency and effectiveness, for the purpose of appropriating the entire potential made available by the environment of the social online networks. Therefore, a guide is presented with practices and conducts that should be adopted by those organizations in order that they may easily achieve their objectives and goals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectRio+20pt_BR
dc.subjectMobilizacao socialpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectThird sectorpt_BR
dc.subjectSocial mobilizationpt_BR
dc.titleFacebook e twitter: prismas ambientaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2628262960223545pt_BR
dc.contributor.advisor1Baiardi, Amilcar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894026951550520pt_BR
dc.contributor.referee1Alva, Juan Carlos Rossi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2039696191553980pt_BR
dc.contributor.referee2Palacios, Marcos Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321221958931370pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem por finalidade caracterizar a gestão de mídias sociais de ONGs ambientalistas, enquanto plataformas de relacionamento entre essas organizações e seus públicos. Configura-se como um estudo de caso com múltiplos informantes qualificados, sendo eles a Fundação SOS Mata Atlântica, o Greenpeace Brasil, o Projeto Tamar e o WWF Brasil. Para tanto, foi realizado um levantamento observacional em dois períodos: durante a Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, Rio +20, ocorrida em 2012, e um ano antes dela. Além disso, aplicou-se pesquisa de campo junto às referidas organizações, objetivando verificar como ocorre o processo de gestão das redes sociais online por elas administrada. Por meio dos dados estatísticos obtidos, foi possível apresentar o panorama do desempenho das contas do facebook e twitter das ONGs ambientalistas integrantes deste estudo. Possibilitou ainda, avaliar o alcance e a influência das organizações com seus públicos, a interação dos mesmos nas plataformas digitais e a capacidade de mobilização social. A conclusão deste estudo é no sentido de propor que as mencionadas organizações procurem obter uma melhor performance de administração de suas contas, isto é, com maior eficiência e efetividade, objetivando apropriar-se de todo potencial disponibilizado pelo ambiente das redes sociais online. Portanto, é apresentado um guia com práticas e condutas que devem se adotadas pelas organizações para que elas possam, mais facilmente, alcançar alguns dos seus objetivos e metas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Lea Maria Botelho Almeida da Silva - 13 de fevereiro 2014_editado.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.