Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/97
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Paulo Marcio Santos de-
dc.date.accessioned2016-09-16T20:29:40Z-
dc.date.available2012-11-20-
dc.date.available2016-09-16T20:29:40Z-
dc.date.issued2012-12-20-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456730/97-
dc.description.abstractThis study is guided by the methodology of action research to assess the project in the College Hall Cajahyba Maria Eleonora, in the municipality of Jitaúna-BA. It has the head objective: To develop teaching / learning the string used as an instrument of eco-pedagogy. And the following objectives: To promote socialization through group work, provide moments of reflection on language, the vocabulary of the pupil larger, the poetry of use string as a pedagogical resource to discuss issues related to school education, encourage reading, writing and rewriting and editing in the production of leaflets twine; contribute to the rescue of string literature in view of transforming it into a vehicle of mass communication. Since this is a study with action research methodology with emphasis on eco-pedagogy, as social actors possessing educational coordinators, teachers, researchers and students. The results presented and discussed showing the importance of eco-pedagogy Curriculum in the Elementary School and their contributions to the continuing education of individuals, and use the string as a tool for eco-pedagogy contributed to the acquisition of new knowledge about the environment and the ways approaches the subject in the educational context, and to raise awareness about the need for rational use of natural resources and the formation of planetary citizen. According to the study that there is a breakthrough in training, reflected in the classroom and the social environment, the nurture an expansion of the discussions on the subject environment and its educational aspects, given the critical situation we experienced on our planet. Students of all 5th grade of elementary school approached, in context of the string through topics such as waste, pollution, deforestation, wildlife, flora, environmental preservation and water in a multidisciplinary process. Before the results are proved the hypothesis of the research on the effectiveness of eco-pedagogy using the string as proposed for the teaching / learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectEcopedagogypt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectTwinept_BR
dc.titleCordel: um Instrumento para a educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223669520389333pt_BR
dc.contributor.advisor1Baiardi, Amilcar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894026951550520pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Cristina Maria Macêdo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257876241055037pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7406825750662792pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido pautado na metodologia da pesquisa-ação para avaliar o projeto de educação ambiental no Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba, no município de Jitaúna-BA, cujo o objetivo geral foi desenvolver o ensino/aprendizagem utilizado o cordel como instrumento da ecopedagogia e como objetivos específicos: Promover a socialização, por meio dos trabalhos em grupo; Proporcionar momentos de reflexão sobre a língua; Ampliar o vocabulário do aluno; Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar; Estimular a leitura, a escrita e a reescrita na produção e edição de folhetos de cordel; Contribuir para o resgate da literatura de cordel na perspectiva de transformá-la em veículo de comunicação de massa. Como se trata de um estudo com metodologia da pesquisa-ação com ênfase na ecopedagogia, possuindo como atores sociais coordenadores pedagógicos, professores, pesquisador e educandos, [...] Os resultados desta pesquisa demonstram a importância da Ecopedagogia no Currículo escolar do ensino fundamental e as suas contribuições para a formação continuada de indivíduos, e o uso do cordel como instrumento para a ecopedagogia contribuiu para a aquisição de novos conhecimentos sobre o meio ambiente e as formas de abordagens da temática no contexto educacional, bem como para a conscientização sobre a necessidade do uso racional dos recursos naturais e da formação do cidadão planetário. O estudo permite afirmar que há um avanço na formação, com reflexos na sala de aula e no ambiente social, ao oportunizarmos uma ampliação das discussões sobre a temática meio ambiente e seus aspectos pedagógicos, face à situação crítica que vivenciamos em nosso planeta. Os alunos todos da 5ª série do ensino Fundamental abordaram, de forma contextualizada através do cordel temas como lixo, poluição, desmatamento, fauna, flora, preservação ambiental e água, em um processo multidisciplinar. Diante dos resultados fica comprovada a hipótese da pesquisa sobre a efetividade da ecopedagogia com o uso do cordel como proposta para o ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Marco-UCSAL-Mestrado (3).pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.