Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conceição, Natália de Lima | - |
dc.contributor.author | Santos, Roberto Nascimento dos | - |
dc.contributor.author | Sena, Sara Oliveira Lima | - |
dc.contributor.author | Gabriel, Tatiane Ximenes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gomes, Thiago de Melo Santos | - |
dc.contributor.author | Borges, Fernando Cezar Reis | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T20:04:44Z | - |
dc.date.available | 2024-03-19T20:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4815 | - |
dc.description.abstract | Esse Trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com Síndrome de Down com foco na faixa etária de 7 a 15 anos. O protótipo do aplicativo foi validado junto ao público alvo, a fim de perceber a receptividade desse público com a interface projetada. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia da gamificação como mecanismo para o aprendizado da matemática com base nas contribuições do artigo "A identificação, análise e priorização de requisitos de aplicações gamificadas para o ensino de crianças com Síndrome de Down", por Souza et al. [36] que afirma que a gamificação é uma possibilidade viável para auxiliar o ensino das crianças com Síndrome de Down. O trabalho aborda ainda a importância da matemática unificada com a gamificação, como uma maneira de tornar o aprendizado mais envolvente e eficiente para o público alvo da pesquisa. Ficou claro, ao final do experimento, que o aplicativo de gamificação ainda tem alguns tópicos para evoluir, mas sua aplicação para apresentar melhorias no desenvolvimento da disciplina de matemática para crianças com Síndrome de Down demonstrou ser possível. | pt_BR |
dc.publisher | UCSal - Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo gamificado | pt_BR |
dc.subject | Gamificação como estratégia educacional | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva na Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com síndrome de Down: uma abordagem utilizando elementos de gamificação como estratégia educacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Graduação | - |
dc.subject.cnpq | Engenharias | - |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Software | - |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Software |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCNATALIACONCEIÇÃO ET AL.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.