Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Natália de Lima-
dc.contributor.authorSantos, Roberto Nascimento dos-
dc.contributor.authorSena, Sara Oliveira Lima-
dc.contributor.authorGabriel, Tatiane Ximenes de Oliveira-
dc.contributor.authorGomes, Thiago de Melo Santos-
dc.contributor.authorBorges, Fernando Cezar Reis-
dc.date.accessioned2024-03-19T20:04:44Z-
dc.date.available2024-03-19T20:04:44Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4815-
dc.description.abstractEsse Trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com Síndrome de Down com foco na faixa etária de 7 a 15 anos. O protótipo do aplicativo foi validado junto ao público alvo, a fim de perceber a receptividade desse público com a interface projetada. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia da gamificação como mecanismo para o aprendizado da matemática com base nas contribuições do artigo "A identificação, análise e priorização de requisitos de aplicações gamificadas para o ensino de crianças com Síndrome de Down", por Souza et al. [36] que afirma que a gamificação é uma possibilidade viável para auxiliar o ensino das crianças com Síndrome de Down. O trabalho aborda ainda a importância da matemática unificada com a gamificação, como uma maneira de tornar o aprendizado mais envolvente e eficiente para o público alvo da pesquisa. Ficou claro, ao final do experimento, que o aplicativo de gamificação ainda tem alguns tópicos para evoluir, mas sua aplicação para apresentar melhorias no desenvolvimento da disciplina de matemática para crianças com Síndrome de Down demonstrou ser possível.pt_BR
dc.publisherUCSal - Universidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.subjectAplicativo gamificadopt_BR
dc.subjectGamificação como estratégia educacionalpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistiva na Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um aplicativo gamificado para o ensino de matemática básica para crianças com síndrome de Down: uma abordagem utilizando elementos de gamificação como estratégia educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação-
dc.subject.cnpqEngenharias-
dc.subject.cnpqEngenharia de Software-
Aparece nas coleções:Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCNATALIACONCEIÇÃO ET AL.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.