Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Érica Ribeiro Sakaki-
dc.contributor.authorBorges, Ângela Maria Carvalho (Orient.)-
dc.date.accessioned2024-03-26T22:08:52Z-
dc.date.available2024-03-26T22:08:52Z-
dc.date.issued2023-05-21-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4820-
dc.description.abstractNa propaganda global da empresa Uber há muita promessa de liberdade no trabalho. De forma atraente e a todo tempo, potenciais “parceiros” são convidados a desfrutarem da experiência de “ter seu próprio horário” e “dirigir quando quiser” seus carros e “suas vidas”, sendo o “seu próprio patrão”1 . Essas e outras chamadas sedutoras afiançam aos trabalhadores liberdade para executar sua atividade da forma que lhes convier convidando-os a “empreender” e acenando-lhes com possibilidade de ganhos superiores às médias praticadas no mercado. Com essa retórica, a empresa transnacional vem engajando o maior exército de motoristas disponível nas grandes cidades do globo despontando como modelo de negócio e de gestão do trabalho na era do capitalismo digital. Em contrapartida, sob a alegação de autonomia desses trabalhadores para gerenciaram seu próprio trabalho sem receberem ordens e com flexibilidade de horários para executarem o serviço na hora que lhes aprouver, a Uber não considera os motoristas como seus empregados. Furta-se, pois, à responsabilidade de arcar com qualquer proteção social e previdenciária, transferindo significativa parcela de custos e riscos decorrentes do exercício da atividade. Diante desse quadro, é importante compreender bem o fenômeno deste trabalho visto como tecnológico e disruptivo para não naturalizar escolhas ou se contentar com as aparências. Este estudo objetiva investigar e analisar criticamente as percepções dos motoristas da Uber a respeito do discurso empresarial de liberdade e autonomia no trabalho pela via do empreendedorismo individual, confrontando-as com a realidade fática das suas condições de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, construída a partir de observação direta, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com doze motoristas da Uber na cidade de Salvador-BA.pt_BR
dc.publisherUCSal - Universidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.subjectRevolução 4.0pt_BR
dc.subjectPlataformas digitais de trabalhopt_BR
dc.subjectLiberdade e autonomia de trabalhopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo individualpt_BR
dc.subjectMotorista Uberpt_BR
dc.titleO trabalho dos motoristas da UBER: realidades, percepções de liberdade(s) e ilusõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação-
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadania-
dc.subject.cnpqSociais e Humanidades-
dc.subject.cnpqMultidisciplinar-
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOERICALEAL.pdf13.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.