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Título: Educação ambiental crítica e pressuposto CTSA: implicações didático pedagógicas para formação cidadã no Ensino Médio
Autor(es): Rocha, Solange Alcantara Neves
Mourad, Laila Nazem (Orient.)
Loureiro, Carlos Frederico B. (Coorient.)
Palavras-chave: Educação Ambiental e CTSA
Formação cidadã
Ciências da natureza
Ensino médio
Data do documento: 29-Mar-2023
Editor: UCSal - Universidade Católica do Salvador
Resumo: A humanidade vem sendo impactada pelo desenvolvimento científico e tecnológico em seu cotidiano, nos conduzindo à reflexão sobre as estratégias educacionais atuais e os desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem. Assim, nesta pesquisa defendemos a ideia de que os desafios impostos no mundo contemporâneo exigem a reunião e a integração de forças teóricas metodológicas que, articuladas, possibilitem o desenvolvimento de estratégias educacionais que facultem a apropriação de conteúdos sociocientíficos e atue de forma indutora ao desenvolvimento de uma educação para a cidadania planetária. Para tanto, apresentamos como objetivo geral: propor uso de estratégias de ensino com vistas a formação de indivíduos críticos, participativos e responsáveis socioambientalmente, por meio da convergência entre Educação Ambiental e educação CTSA no ensino das Ciências Naturais em nível médio. A arquitetura metodológica envolveu, levantamento bibliográfico utilizado na construção do quadro teórico de referência com autores que advogam por uma educação progressista, que deu suporte a todas as fases do estudo, inclusive para análise da natureza e do sentido da educação em ciências; adaptação e proposição do método Ensino Por Pesquisa – EPP, e realizada pesquisa empírica com docentes, coordenadores pedagógicos e diretores escolares sobre a pertinência da EA e CTSA na área de ciências da natureza e uso de atividades pedagógicas para o despertar da criticidade, participação e engajamento de estudantes do ensino médio em escolas de Salvador. A proposição que integra essa tese, apresenta elementos interconectados que expõem questões socioambientais, questões norteadoras/orientadoras e objetivos de aprendizagem nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos, distribuídos nos componentes que integram a área de ciências naturais, num contexto articulado de educação ambiental e CTSA considerando aprendizagens significativas e contextualizadas. Os dados foram analisados quali-quantitativamente, e interpretados à luz do método histórico-dialético. Os resultados revelaram unanimidade entre docentes, coordenadores/as e diretores/as sobre a importância da união da EA e CTSA e uso do EPP no ensino das ciências naturais. No entanto essa percepção de relevância não foi evidenciada pela escolha, da maioria (80%), por opções de atividades que incluíssem também conteúdos atitudinais, indutores da participação ativa na busca de novos padrões societários, indicando que os meios não atendem aos fins pretendidos para uma educação transformadora lastreada por conhecimento sociocientífico, evidenciando a necessidade do uso de metodologias que contemplem essa dimensão em escolas de Salvador, a exemplo da proposta neste estudo, o EPP que foi apontado, pelas três categorias investigada, como potencialmente relevante para propiciar a formação de indivíduos com letramento científico crítico, participativos, éticos, capacitados para a tomada de decisões informadas e socioambientalmente responsáveis. Conclui-se que essa pesquisa, para além do almeijado, pode contribuir para o despertar sobre o alinhamento das atividades pedagógicas com as intencionalidades das abordagens contemporâneas a fim de que os conhecimentos adquiridos se reverberem na sociedade para superação dos desafios educacionais e socioambientais.
URI: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4834
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