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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Teixeira, Joice Pereira Andrade | - |
dc.contributor.author | Mourad, Laila Nazem (Orient.) | - |
dc.contributor.author | Delaporte, Maya Constance Manzi (Coorient.) | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T13:42:03Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T13:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4840 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem por objetivo contribuir nas discussões acerca do papel da Educação Ambiental crítica no espaço escolar sendo um significante instrumentalizador emancipatório para que alunos, educadores e toda a comunidade escolar atuem como um sujeito social que compreenda e desenvolva o seu perfil social pautado numa filosofia contra hegemônica ao analisar o contexto socioambiental vivido a partir do conhecimento acerca dos conceitos Racismo Ambiental, Territorialidade e suas proposições. Partindo de pressupostos teóricos metodológicos e da análise dos processos pedagógicos presentes no sistema educacional vigente, mostrar que não basta implantar novas diretrizes que prepare educação brasileira para o meio ambiente, mas sim que haja uma adequação significativa das propostas pedagógicas curriculares, didáticas e metodológicas para que tais conceitos sejam implementados e numa perspectiva crítica e decolonial. Considerando estes aspectos de extrema relevância social e acadêmica, buscou-se através da análise dos discursos de alunos e professores de duas escolas da rede pública de ensino localizadas em regiões periféricas da Cidade de Salvador-Ba, onde as políticas públicas não alcançam de maneira efetiva, compreender de que maneira a Educação Ambiental vem sendo implementada nas escolas pesquisadas e se os alunos já tiveram alguma aproximação com dois temas de grande relevância para a compreensão das maiores crises socioambientais do Brasil, são eles Racismo Ambiental e Territorialidade. Será reforçado que promoção de uma Educação Ambiental que tenha a criticidade como requisito principal do processo ensino aprendizagem torna significativo o conhecimento acerca das questões ambientais desmistificando a associação dos problemas socioambientais com questões culturais de povos tradicionais, periféricos, negros ou pobres mas sim, correlacionando as graves crises ambientais ao modelo de desenvolvimento pautado na acumulação de capital. | pt_BR |
dc.publisher | UCSal - Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.subject | Racismo ambiental | pt_BR |
dc.subject | Territorialidade | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
dc.title | Racismo ambiental e territorialidade: elementos para uma educação ambiental contra hegemônica nas escolas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | - |
dc.publisher.program | Território, Ambiente e Sociedade | - |
dc.subject.cnpq | Planejamento Urbano e Regional/ Demografia | - |
dc.subject.cnpq | Ambiente e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Território, Ambiente e Sociedade > Dissertações de Mestrado |
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