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dc.contributor.authorTeixeira, Joice Pereira Andrade-
dc.contributor.authorMourad, Laila Nazem (Orient.)-
dc.contributor.authorDelaporte, Maya Constance Manzi (Coorient.)-
dc.date.accessioned2024-04-11T13:42:03Z-
dc.date.available2024-04-11T13:42:03Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4840-
dc.description.abstractEssa pesquisa tem por objetivo contribuir nas discussões acerca do papel da Educação Ambiental crítica no espaço escolar sendo um significante instrumentalizador emancipatório para que alunos, educadores e toda a comunidade escolar atuem como um sujeito social que compreenda e desenvolva o seu perfil social pautado numa filosofia contra hegemônica ao analisar o contexto socioambiental vivido a partir do conhecimento acerca dos conceitos Racismo Ambiental, Territorialidade e suas proposições. Partindo de pressupostos teóricos metodológicos e da análise dos processos pedagógicos presentes no sistema educacional vigente, mostrar que não basta implantar novas diretrizes que prepare educação brasileira para o meio ambiente, mas sim que haja uma adequação significativa das propostas pedagógicas curriculares, didáticas e metodológicas para que tais conceitos sejam implementados e numa perspectiva crítica e decolonial. Considerando estes aspectos de extrema relevância social e acadêmica, buscou-se através da análise dos discursos de alunos e professores de duas escolas da rede pública de ensino localizadas em regiões periféricas da Cidade de Salvador-Ba, onde as políticas públicas não alcançam de maneira efetiva, compreender de que maneira a Educação Ambiental vem sendo implementada nas escolas pesquisadas e se os alunos já tiveram alguma aproximação com dois temas de grande relevância para a compreensão das maiores crises socioambientais do Brasil, são eles Racismo Ambiental e Territorialidade. Será reforçado que promoção de uma Educação Ambiental que tenha a criticidade como requisito principal do processo ensino aprendizagem torna significativo o conhecimento acerca das questões ambientais desmistificando a associação dos problemas socioambientais com questões culturais de povos tradicionais, periféricos, negros ou pobres mas sim, correlacionando as graves crises ambientais ao modelo de desenvolvimento pautado na acumulação de capital.pt_BR
dc.publisherUCSal - Universidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.subjectRacismo ambientalpt_BR
dc.subjectTerritorialidadept_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.titleRacismo ambiental e territorialidade: elementos para uma educação ambiental contra hegemônica nas escolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-
dc.publisher.programTerritório, Ambiente e Sociedade-
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/ Demografia-
dc.subject.cnpqAmbiente e Sociedade-
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