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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria das Graças Fonseca dos | - |
dc.contributor.author | Rabinovich, Elaine Pedreira | - |
dc.contributor.author | Azambuja, Rosa Maria da Motta | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T20:37:49Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T20:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4957 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tomou como objeto as relações entre avós e netos vistos a partir de profissionais de uma escola confessional católica. Adotou a abordagem relacional que analisa e interpreta os aspectos que ligam as pessoas para cooperar em sua convivência social com o objetivo de compreender a relação avós e netos na ótica de Irmãs Religiosas Educadoras e de membros da equipe de apoio administrativo, pedagógico e funcionários de uma escola confessional. Partiu da questão de como Irmãs Educadoras Religiosas Consagradas e a equipe de apoio administrativo, técnico pedagógico percebem a relação entre avós e netos na escola. Para tal, objetivou descrever a tipologia dos avós, segundo a ótica da instituição escolar, quanto à linhagem materna e paterna, tipo de convivência e o papel na dinâmica escolar; vínculo entre avós-escola estabelecido através da frequência de contatos e atividades desenvolvidas juntos na instituição; a influência do convívio avós-netos no contexto educacional; os fatores percebidos que facilitam ou obstaculizam o relacionamento entre avós-escola. Seu marco teórico foram as contribuições de Donati; Dias; Coutrim, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de confissão católica de I e II graus no município de Salvador, Bahia, com 15 participantes, sendo 05 irmãs religiosas, 05 especialistas e 05 funcionários da equipe de apoio e administrativo. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos netos matriculados e avós no contexto escolar; e os dados decorrentes das entrevistas que foram organizados nos seguintes tópicos: presença dos avós: assuntos e atividades institucionais; influência dos avós no processo escolar dos netos; fatores facilitadores e dificultadores no relacionamento avós/netos. Os resultados confirmaram a presença dos avós no cenário escolar, quer como apoio social, instrumental e afetivo aos pais em seu cuidado aos filhos, quer assumindo a educação total de seus netos, inclusive na vida escolar. | pt_BR |
dc.publisher | UCSal - Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.subject | Relações familiares | pt_BR |
dc.subject | Avós | pt_BR |
dc.subject | Relação avó-neto | pt_BR |
dc.subject | Relação intergeracional | pt_BR |
dc.subject | Escola confessional católica | pt_BR |
dc.title | A relação entre avós e netos: a ótica de servidores de uma Escola Confessional Católica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | - |
dc.publisher.program | Família na Sociedade Contemporânea | - |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | - |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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