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dc.contributor.authorSantos, Maria das Graças Fonseca dos-
dc.contributor.authorRabinovich, Elaine Pedreira-
dc.contributor.authorAzambuja, Rosa Maria da Motta-
dc.date.accessioned2024-04-23T20:37:49Z-
dc.date.available2024-04-23T20:37:49Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4957-
dc.description.abstractEste estudo tomou como objeto as relações entre avós e netos vistos a partir de profissionais de uma escola confessional católica. Adotou a abordagem relacional que analisa e interpreta os aspectos que ligam as pessoas para cooperar em sua convivência social com o objetivo de compreender a relação avós e netos na ótica de Irmãs Religiosas Educadoras e de membros da equipe de apoio administrativo, pedagógico e funcionários de uma escola confessional. Partiu da questão de como Irmãs Educadoras Religiosas Consagradas e a equipe de apoio administrativo, técnico pedagógico percebem a relação entre avós e netos na escola. Para tal, objetivou descrever a tipologia dos avós, segundo a ótica da instituição escolar, quanto à linhagem materna e paterna, tipo de convivência e o papel na dinâmica escolar; vínculo entre avós-escola estabelecido através da frequência de contatos e atividades desenvolvidas juntos na instituição; a influência do convívio avós-netos no contexto educacional; os fatores percebidos que facilitam ou obstaculizam o relacionamento entre avós-escola. Seu marco teórico foram as contribuições de Donati; Dias; Coutrim, entre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de confissão católica de I e II graus no município de Salvador, Bahia, com 15 participantes, sendo 05 irmãs religiosas, 05 especialistas e 05 funcionários da equipe de apoio e administrativo. Optou-se pela abordagem qualitativa exploratória por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos netos matriculados e avós no contexto escolar; e os dados decorrentes das entrevistas que foram organizados nos seguintes tópicos: presença dos avós: assuntos e atividades institucionais; influência dos avós no processo escolar dos netos; fatores facilitadores e dificultadores no relacionamento avós/netos. Os resultados confirmaram a presença dos avós no cenário escolar, quer como apoio social, instrumental e afetivo aos pais em seu cuidado aos filhos, quer assumindo a educação total de seus netos, inclusive na vida escolar.pt_BR
dc.publisherUCSal - Universidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectAvóspt_BR
dc.subjectRelação avó-netopt_BR
dc.subjectRelação intergeracionalpt_BR
dc.subjectEscola confessional católicapt_BR
dc.titleA relação entre avós e netos: a ótica de servidores de uma Escola Confessional Católicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporânea-
dc.subject.cnpqSociais e Humanidades-
dc.subject.cnpqMultidisciplinar-
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