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Título: Multiletramentos na educação prisional: prática pedagógica da leitura e escrita em uma Escola do Ensino Fundamental II de Salvador-Ba
Autor(es): Lima, José Carlos
Baqueiro, Fernanda Ravazzano Lopes
Palavras-chave: Política de educação prisional
Educação no sistema prisional
Programa de Ressocialização
Educação de jovens e adultos
Multiletramentos
Data do documento: 29-Jun-2023
Editor: UCSal - Universidade Católica do Salvador
Resumo: O presente estudo teve como objetivo apontar como de desenvolve a prática pedagógica de multiletramentos na educação prisional no ensino fundamental II a partir da Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual na Penitenciária Lemos de Brito do município de Salvador -Ba. A opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica, realizada através de teses e dissertações da CAPES, publicadas em 2010 a 2022 e o estudo de caso, feito na Escola Estadual Lemos de Brito, localizada na Unidade Prisional com mesmo nome, a partir da observação simples não participativa em aulas de compreensão leitora e grupos focais com alunos participantes. Investigou o cotidiano do contexto da sala de aula, onde foram analisados, conforme relatos pelos professores, os momentos que envolveram os alunos com relação ao processo de aquisição e desenvolvimento da leitura, escrita e letramento, assim como a prática pedagógica e os reflexos desta no processo de formação do sujeito leitor crítico e reflexivo sobre a realidade social. Para identificar a percepção dos professores sobre a prática de alfabetizar letrando, e de que maneira isso influencia suas estratégias de ensino na educação prisional. Ficou constatado, a partir das falas dos alunos, significativas dificuldades, como: a falta de material pedagógico, formação continuada dos professores e de referenciais sobre como educar adultos. Este estudo permite concluir que há necessidade de políticas que priorizem a formação docente, para que esta possa construir uma EJA mais qualificada na educação prisional. Com isso, entendemos que as escolas prisionais precisam ter um viés educacional que fortaleça o sujeito, promovendo suas potencialidades e priorizando sua transformação. Os dados coletados e as pesquisas analisadas apontam para uma multiplicidade de desafios específicos da educação prisional enfrentados pelos professores, além dos desafios específicos do processo educacional. O ambiente prisional e a forma como o Estado conduz a política prisional e a educação nas prisões também limitam a atuação do professor, restringem seu desenvolvimento profissional e restringem as possibilidades de sucesso das iniciativas apresentadas.
URI: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/4976
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