Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5009
Título: | O acesso ao ensino superior da população LGBTQIA+ como instrumento de efetivação do direito à educação |
Autor(es): | Freitas, Catharina Emanuele Santos Santos, Rafael Silva Verdival dos (Orient.) |
Palavras-chave: | Direito constitucional População LGBTQIA+ Acesso à educação Desigualdade social |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Editor: | UCSal - Universidade Católica do Salvador |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender como o acesso ao ensino superior contribui para efetivação do direito à educação da população LGBTQIA+, analisando suas necessidades e atingindo suas individualidades. Para além disso, identificar até onde o Estado se preocupa com a comunidade LGTBQIA+, evidenciando a falta de acesso aos direitos fundamentais, haja vista que direito deve consagrar todas as pessoas, sem exceções, partindo-se também do princípio da igualdade, deste modo, a pesquisa se torna relevante pois visa retratar as vivências sociais que levaram a comunidade LGBTQIA+ a se tornar um grupo desprotegido. A pesquisa busca compreender a necessidade de uma tutela específica que supra os anseios da comunidade, elucidando a importância do acesso ao ensino superior para população LGTBQIA+ como agente de transformação social. Para tanto, valeu-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica de artigos científicos, obras importantes sobre o tema, bem como análise legislativa e jurisprudencial |
URI: | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5009 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas > Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCCATHARINAFREITAS.pdf | 104.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.