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Título: O financiamento de campanha eleitoral: das arrecadações e aplicação de recursos fornecidos pelas empresas brasileiras
Autor(es): Santos, Abdias Felix dos
Santos, Darllan (Orient.)
Palavras-chave: Financiamento de campanha
Capital político
Incumbência;
Gênero
Desempenho eleitoral
Data do documento: 13-Jun-2023
Editor: UCSal - Universidade Católica do Salvador
Resumo: Há uma série de razões pelas quais o Brasil é um bom caso para testar o impacto das conexões políticas nos preços das açõese no acesso ao financiamento bancário externo. Primeiro, o Brasil é conhecido por relações odiosas entre políticos e empresas, como revelações recentes confirmaram. Em segundo lugar, e relacionado, dado o nível limitado de desenvolvimento institucional do Brasil e distorções significativas, o valor das conexões políticas é provavelmente maior do que nos países mais desenvolvidos. Grande parte desse valor pode vir do acesso preferencial a financiamentos, já que o Brasil está entre os países com as maiores taxas de juros e o menor grau de intermediação financeira do mundo. O objetivo da presente pesquisa consiste em abordar as implicações das contribuições oferecidas aos partidos políticos que favorecem e empoderam grupos econômicos. Conclui-se que o aprimoramento da legislação de auditoria talvez seja mais importante do que um órgão fiscalizador forte e bem estruturado, já que a regulamentação moderna da distribuição de recursos não é suficiente. Sugere-se como estudos futuros a efetivação das obrigações e sanções em caso de descumprimento das regras, porque regra sem sanção é para ser infringida
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