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Título: Resiliência familiar: a experiência dos casais homoafetivos face aos desafios da parentalidade
Autor(es): Machado, Paula Dioné Casais e Silva
Rabinovich, Elaine Pedreira
Palavras-chave: Homoparentalidade
Casal homoafetivo
Família homoafetiva
Parentalidade homoafetiva
Data do documento: 13-Jun-2023
Editor: UCSal - Universidade Católica do Salvador
Resumo: Ao empregar esforços na obtenção de reconhecimento do seu direito de casar-se e ter filhos, pessoas homoafetivas vêm transformando a instituição mais básica da organização humana ao longo da história: a família. Estudos científicos no Brasil sobre homoparentalidade são recentes e em baixa escala, havendo também grande demanda por estudos que propiciem entendimento sobre os processos promotores de resiliência nas famílias homoafetivas, considerando-se que se impõe a estas famílias lidar com o preconceito e a discriminação. Este trabalho desenvolve, em caráter descritivo-exploratório, um enfoque qualitativo para o estudo de casos, sendo entrevistados três casais homoafetivos formados por mulheres com filhos, pertencentes à classe B e alcançados através do método da bola de neve. Foram utilizados como critérios de inclusão a convivência em união estável há pelo menos dois anos e a convivência com menor de idade de pelo menos dois anos em relação filial, residindo no mesmo domicílio e sendo os filhos gerados a partir de procedimentos de reprodução assistida. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada, explorando aspectos associados à experiência parental, ao entendimento de família e às estratégias de resiliência adotadas pelos casais homoafetivos face aos desafios cotidianos da parentalidade. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, de modo que foram propostos dois eixos para exposição: o desejo de ter filhos e as estratégias empregadas ante a discriminação vivenciada na parentalidade homoafetiva, descrevendo o percurso dessas famílias para a resiliência. Verificou-se uma associação entre vivências pessoais de discriminação e preocupação com as vivências que a prole enfrentará, sendo adotadas estratégias voltadas para o desenvolvimento de respeito e boa convivência em sociedade.
URI: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5027
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