Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5048
Título: Estelionato sentimental e sua concepção como ilícito penal: um estudo do fenômeno a partir do documentário o golpista do tinder, frente ao decreto-lei no 2848/40. fraude, golpe, persuasão, vale tudo pelo "amor"?
Autor(es): Carvalho, Rogério Ribeiro de
Figueiredo, Cristiano Lázaro Fiuza (Orient.)
Palavras-chave: Estelionato sentimental
Responsabilidade penal
Golpista do tinder
Data do documento: 16-Jun-2023
Editor: UCSal - Universidade Católica do Salvador
Resumo: O presente artigo discorre sobre a figura do estelionato sentimental e os aspectos que o identificam como um crime merecedor de tipificação penal e consideração da proteção da psique humana, da dignidade moral e sexual da vítima como bem jurídico relevante para proteção com lei especial, a qual é lacunosa na legislação penal brasileira vigente. A pesquisa observada, empregando-se de revisão bibliográfica da legislação, jurisprudência e doutrinas vigentes, bem como, estudo de caso com finalidade exploratória e natureza qualitativa do documentário “O Golpista do Tinder”. Nesse sentido, o objetivo torna-se a busca dos aspectos essenciais do estelionato sentimental trazendo a realidade do documentário para a legislação brasileira e demonstrando como o ilícito é praticado no cotidiano e que todos podem ser eventuais vítimas dos golpes. Por derradeiro, conclui-se que a legislação penal brasileira ainda é omissa quanto a tipificação do estelionato sentimental, e deve haver alteração legislativa para proteção e repressão dessa conduta ilícita
URI: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5048
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas > Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCROGERIOCARVALHO.pdf382.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.