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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5128
Título: | Política Nacional de Pós-Graduação e os entraves da evasão em mestrado e doutorado: realidade e contradições – 2011 a 2022 |
Autor(es): | Fabris, Lucinara Santos Sá, Kátia Oliver de |
Palavras-chave: | Política Nacional de Pós-Graduação Mestrado Doutorado Evasão - Pós-Graduação |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Editor: | UCSal - Universidade Católica do Salvador |
Resumo: | Esta pesquisa partiu da pergunta central: Que indicadores de realidade e contradições podem ser identificados no balanço da produção do conhecimento stricto sensu sobre os entraves do fenômeno da evasão em cursos de mestrado e doutorado no Brasil considerando a relação com a expansão promovida pela política do Plano Nacional de Pós-Graduação – 2011 a 2020? Objetivou identificar em dez (10) dissertações e teses produzidas no período de 2011 a 2022, os indicadores de realidade e contradições que determinam entraves do fenômeno da evasão em cursos de mestrado e doutorado no Brasil considerando a relação contraditória, advinda da expansão promovida pela Política do Plano Nacional de Pós-Graduação. É uma pesquisa exploratória e do tipo documental, que inicialmente realizou um levantamento extenso de estudos antecedentes; em seguida, uma análise do marco legal com destaque às principais legislações da Pós-Graduação no Brasil para identificar indicadores de realidade e contradições; foi realizado um balanço da produção do conhecimento de dez (10) dissertações e teses com uma análise de conteúdo, com vistas a identificar o que dizem os(as) pesquisadores sobre a proposta da política de expansão do Plano Nacional de Pós-Graduação – 2011 a 2020 e reconhecer indicadores de realidade e contradições advindos da política de expansão (X) evasão de alunos(as). Para atender a esse processo de análise de conteúdo, as categorias levantadas foram: política de expansão (X) evasão de alunos(as) a partir do PNPG; b) fenômeno da evasão ; c) determinações dos “entraves da evasão” – (dificuldades e obstáculos) d) expansão do ensino superior. Quanto aos resultados principais da pesquisa, concluiu-se, que há contundentes indicadores de evasão que se aglutinam em duas dimensões: 1. Dimensão interna - ausência de diálogo/afinidade com orientadores(as) pesquisadores dos PPG; dificuldade do aluno(a) em se adaptar ao ambiente acadêmico da pós-graduação; fragilidade na capacidade de desenvolver a escrita científica para atender a produção da dissertação e/ou tese em tempo hábil; 2. Dimensão externa - ausência de organização do tempo acadêmico a ser dedicado ao trabalho necessário para a formação do mestrado e/ou doutorado por conta de trabalho para se manter economicamente; condições socioeconômicas dificultosas para manter as despesas de estudos no tempo previsto da formação. Enquanto, possibilidades de superação dessa realidade contraditória, apontamos a necessidade de atenção aos indicadores de avaliação dos PPG (anual e quadrienal) e na constante escuta de alunos (as) que evadem dos cursos para levantar medidas de gestão, que desenvolvam ações preventivas nos cursos de mestrado e doutorado. |
URI: | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5128 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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