Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5140
Título: Relações familiares e desenvolvimento social: a música como fortalecimento de vínculos familiares no contexto socioeducativo
Autor(es): Silva, Olgair Marques da
Fornasier, Rafael Cerqueira
Palavras-chave: Relações familiares
Desenvolvimento social
Políticas públicas
Cidadania
Educação
NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia
Música - relações familiares
Data do documento: 8-Mai-2023
Editor: UCSal - Universidade Católica do Salvador
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender como a prática musical coletiva e socioeducativa impacta nos contextos familiares, contribuindo para o envolvimento e fortalecimento dos vínculos. Para este estudo foram identificados dois perfis de famílias com maior incidência no Programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA): as famílias monoparentais (Mães Solistas) e as famílias estendidas ou de prole extensa (Sinfonia do Tempo). As famílias monoparentais, na maioria dos casos, são constituídas por mães chefes de famílias e seus filhos. Já as famílias estendidas ou de prole extensa, são constituídas por crianças, adolescentes e adultos com uma grande diferença de idade, logo, em fases distintas do seu desenvolvimento individual. Participaram da pesquisa sete agrupamentos familiares, sendo quatro representando as famílias de Mães Solistas e três representando as famílias Sinfonia do Tempo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, e a metodologia utilizada para coleta dos dados se desenvolveu nas seguintes etapas: observação e levantamento bibliográfico e referencial teórico, coleta através de narrativas em vídeos, entrevistas semiestruturadas, roda de conversa e análise de resultados. Para discussão e análise dos resultados alcançados, foram definidas cinco categorias: melhorias nas relações familiares, mudanças na vida da família, semelhanças entre o Programa e o contexto familiar, desenvolvimento nas demais áreas da vida e, por último, sentir e pertencer ao NEOJIBA. Os depoimentos apresentados por divisão de categorias comprovam que os objetivos específicos da pesquisa foram alcançados, uma vez que através dos depoimentos e relatos dos participantes conseguimos indetificar as mudanças, melhorias e descobertas na relação familiar. A participação no programa contribuiu para uma comunicação positiva e fortalecimento dos vínculos familiares. Também foi possivel indentificar melhorias no que se refere aos aspectos socioculturais em que as famílias estão envolvidas, garantindo a efetivação dos direitos e exercício da cidadania. .
URI: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/123456789/5140
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOOLGAIRSILVA.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.