Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dyana Augusta Leão da-
dc.creatorCerqueira, Newma Novaes-
dc.creatorMelo, Paloma Rebouças-
dc.creatorRolim, Tiago Ferreira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-10-28T18:25:17Z-
dc.date.available2019-10-28-
dc.date.available2019-10-28T18:25:17Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectMetrópolept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleSignificados e desafios do adolescer na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo complementar outra pesquisa realizada pelo Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea e pelo Curso de Psicologia da Universidade Católica do Salvador, cujo tema é Adolescentes e sua adolescência: Família, Escola, Sociedade. O trabalho foi realizado a partir de estudo de casos múltiplos com quatro adolescentes residentes em bairro de classe média da Região Metropolitana de Salvador/Bahia. Para a coleta de dados, foi utilizado o “Roteiro de Entrevistas sobre adolescentes e sua adolescência: família, escola, sociedade”. As entrevistas foram gravadas e realizadas na própria residência dos participantes e os dados encontrados foram analisados de forma descritiva. Os resultados revelam que os adolescentes compartilham seu cotidiano com a família, colegas da escola e amigos do lugar onde moram. Consideram as mudanças físicas e psicológicas como marco da identificação desta fase do desenvolvimento e, ao mesmo tempo, como geradoras de conflitos. Demonstraram, ainda, satisfação e também insatisfação com relação à escola e ao grupo religioso e percebem tais instituições como ambientes que favorecem a aprendizagem e a construção de valores nas relações interpessoais. Além disso, demonstram insatisfação em relação à falta de liberdade em andar pela cidade e explorar mais os espaços públicos. Isso salienta a necessidade de estudos sobre a relação dos adolescentes nas metrópoles com foco nos significados e valores que estão sendo construídos em torno da experiência cotidiana em ambientes públicos e privadospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Significados e desafios do adolescer na contemporaneidade.pdf186.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.