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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Joacir da Costa-
dc.contributor.authorSilva, Márcia Duarte da-
dc.contributor.authorVasconcellos, Milton Silva de-
dc.contributor.authorOliveira, Matheus Martins de-
dc.creatorPereira, Joacir da Costa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-10-28T21:51:49Z-
dc.date.available2019-10-28-
dc.date.available2019-10-28T21:51:49Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1114-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDireito fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusão social e educacionalpt_BR
dc.subjectAcessibilidade escolarpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAcessibilidade escolar na perspectiva dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência físicapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoRefletindo sobre os aspectos da dinâmica histórica brasileira acerca das contradições encobertas na dialética dos direitos fundamentais, as questões levantadas neste artigo visam apontar os conteúdos normativos e crítico-literários que permeiam sobre aspectos de acessibilidade de pessoas com deficiência física no ambiente escolar. Como método de pesquisa, foi utilizada a revisão bibliográfica sobre os temas relacionados à inclusão social e educacional com a expectativa de analisarem que medida as políticas públicas promulgadas e garantidas pelo Poder Público estão colaborando nas relações de pertencimento e usufruto das garantias constitucionais de cidadania das pessoas com deficiência física. Como resultado, identificou-se acessibilidade com um direito fundamental de terceira dimensão, legitimando-se assim a cobrança por políticas públicas de acessibilidade escolar para pessoas com deficiência física, por meio de tecnologias assistivas, as quais devem ser consideradas em um caráter interdisciplinar face às peculiaridades que cada deficiência apresenta, estendendo-se também à formação de professores sob pena de se comprometer a efetividade destas políticaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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