Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulo, Daniele Silva de-
dc.creatorSantos, Gabriel Soares dos-
dc.creatorSantos, Antônio Gilmar de Carvalho-
dc.creatorSantos, Naiara Brito-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-11-11T21:42:12Z-
dc.date.available2019-11-11-
dc.date.available2019-11-11T21:42:12Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPedagógicapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAnálise epistemológica da realidade objetiva de estudos sobre práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da educação física escolar no Brasil – 2013 a 2016pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho é uma sistematização de resultados da segunda fase de uma pesquisa matricial que vem sendo realizada por uma rede de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – GEPEFEL/UCSal. Tem como questão central investigar a partir do balanço da produção do conhecimento, o que aponta a caracterização bibliométrica e epistemológica desenvolvida em artigos científicos que tratam de processos de práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem em Educação Física escolar, considerando publicações do período de 2013 a 2016? A pesquisa teve como objetivo na primeira fase realizar uma análise bibliométrica para reconhecer a caracterização científica em que se colocam as propostas de estudos de práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem em Educação Física escolar e que foram publicados no período de 2013 a 2016. Na segunda fase, desenvolver uma análise epistemológica destes artigos para reconhecer a pertinência da reflexão filosófica dos pesquisadores sobre os objetos investigados. A pesquisa teve duas fases de realização e foi do tipo documental indireta com análise de vinte artigos publicados em periódicos científicos de Educação Física com qualis A1, A2, B1 e B2; na primeira fase da investigação em 2017 foi realizada uma investigação bibliométrica e na segunda fase em 2018 foi desenvolvida uma análise epistemológica que se pautou em categorias da crítica dialética. Os procedimentos da primeira e segunda fase da pesquisa promoveram exposição sistematizada, análises de dados e informações que abarcaram procedimentos quantitativos e qualitativos, a partir de uma dada organização lógica. Como resultados principais, destacamos que foi possível reconhecer que dois artigos desenvolveram abordagem positivista, 16 na abordagem fenomenológica e dois na abordagem crítica dialética. Há evidência de que os artigos demonstram graus diferenciados de pertinência sustentada por determinadas reflexões filosóficas, considerando os enfoques colocados nas problematizações dos objetos; a ênfase do tratamento metodológico em função do enfoque das abordagens evidenciou interferências importantes nos procedimentos investigativos. Analisando as relações que estes elementos estabelecem nos artigos foi possível reconhecer em que objetividade de pertinência os resultados das investigações se colocam em função da reflexão filosófica de (80%) de pesquisadores, que expuseram a compreensão sobre a prática pedagógica, considerando uma visão de mundo idealista. Apenas (20%) dos artigos apresentam nos elementos epistemológicos analisados, a relação educação e sociedade e relação teoria e prática; estas produções indicam técnicas de registros procedimentais investigativos com forte relação sujeito-objeto e apontam indicadores de transformação para a realidade do ensino da Educação Física escolarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.