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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carvalho, Edmo Fernandes | - |
dc.creator | Farias, Luiz Márcio Santos | - |
dc.creator | Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T21:28:40Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13 | - |
dc.date.available | 2019-11-13T21:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-10 | - |
dc.identifier.issn | 2448-1858 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1160 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático | pt_BR |
dc.subject | Praxeologias matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Gráfico de funções quadráticas | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Atividade matemática institucional: análise das condições para o ensino de funções | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A necessidade do ensino dos saberes matemáticos foi surgindo em decorrência das necessidades sociais, isso os credenciava a razão de ser do seu estudo. Na contemporaneidade, há certa dificuldade em compreender esta razão e, portanto, de ensiná-los e/ou estudá-los. Possivelmente, isso justifique aspectos negligenciados no ensino de determinados saberes. Partindo de questionamentos como: porque ensinar ou o que ensinar a respeito do gráfico das funções, delineamos nossas questões de investigação em dimensões (epistemológica, ecológica e problema didático de investigação no âmbito da Teoria Antropológica do Didático). Visamos analisar o processo de instrumentação de diferentes recursos tecnológicos por meio da criação e resolução de problemas matemáticos sobre o objeto gráfico de funções quadráticas. Entretanto, nesse trabalho é apresentado um recorte dessa investigação, sendo abordados elementos de uma análise prévia a partir da experimentação de uma tarefa que evoca conhecimentos sobre propriedades gráficas da função quadrática, o que constituiu a fase inicial das análises que serão realizadas na dimensão econômica do referido problema didático. Desse modo, apontamos indicadores de atividade matemática incompleta, como ponto que deve ser considerado para a proposição de dispositivos didáticos que corroborem para mitigar o problema didático identificado | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Atividade matemática institucional: análise das condições para o ensino de funções.pdf | 410.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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