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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Edmo Fernandes-
dc.creatorFarias, Luiz Márcio Santos-
dc.creatorPires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-11-13T21:28:40Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-11-13T21:28:40Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1160-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologias matemáticaspt_BR
dc.subjectGráfico de funções quadráticaspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAtividade matemática institucional: análise das condições para o ensino de funçõespt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA necessidade do ensino dos saberes matemáticos foi surgindo em decorrência das necessidades sociais, isso os credenciava a razão de ser do seu estudo. Na contemporaneidade, há certa dificuldade em compreender esta razão e, portanto, de ensiná-los e/ou estudá-los. Possivelmente, isso justifique aspectos negligenciados no ensino de determinados saberes. Partindo de questionamentos como: porque ensinar ou o que ensinar a respeito do gráfico das funções, delineamos nossas questões de investigação em dimensões (epistemológica, ecológica e problema didático de investigação no âmbito da Teoria Antropológica do Didático). Visamos analisar o processo de instrumentação de diferentes recursos tecnológicos por meio da criação e resolução de problemas matemáticos sobre o objeto gráfico de funções quadráticas. Entretanto, nesse trabalho é apresentado um recorte dessa investigação, sendo abordados elementos de uma análise prévia a partir da experimentação de uma tarefa que evoca conhecimentos sobre propriedades gráficas da função quadrática, o que constituiu a fase inicial das análises que serão realizadas na dimensão econômica do referido problema didático. Desse modo, apontamos indicadores de atividade matemática incompleta, como ponto que deve ser considerado para a proposição de dispositivos didáticos que corroborem para mitigar o problema didático identificadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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