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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Jaqueline Gomes-
dc.creatorBarboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-11-13T21:39:11Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-11-13T21:39:11Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1161-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepção de avaliaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: múltiplos olhares dos estudantes da UCSALpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem é uma temática recorrente na docência universitária que provoca tensões e desafios entre docentes e estudantes. Este trabalho resulta de um projeto de pesquisa de iniciação cientifica – PIBIC, com a intenção de conhecer o que pensam os estudantes acerca do processo de avaliação da aprendizagem. Nessa direção, foi tomado como aporte teórico para subsidiar a análise e interpretação, os estudos de Charles Hadji (1994); Jussara Hoffman (1991); Cipriano Luckesi (2011); Celso Vasconcelos (2005). Para atender aos objetivos, foi realizada uma pesquisa de abordagem exploratória qualitativa e quantitativa utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário online, vez que permite ampliar o campo de compreensão sobre avaliação da aprendizagem de estudantes no seu contexto. Participaram da pesquisa estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 5º semestre da UCSAL. Os resultados confirmam a multiplicidade de termos que designam o objeto deste ato que pode incidir sobre “saberes, saber fazer, competências”. Indicam alguns avanços quanto à concepção de avaliação: i) tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem processual; ii) defesa de uma avaliação em parceria professor/estudante; iii) adoção de outros dispositivos avaliativos para além das provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de aprofundar a discussão sobre a avaliação como uma via para compreender a prática docente e discente e seus significados educativos. Apresenta-se ainda como um desafio para pensar uma prática pedagógica que não aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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