Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Jessica Santana Santos-
dc.creatorVieira, Roberto Carlos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-11-13T22:01:51Z-
dc.date.available2019-11-13-
dc.date.available2019-11-13T22:01:51Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1163-
dc.description.abstractThe article proposes a study on the liturgical rituals performed by the religion of African origin, specifically Candomblé, considering the process of non-formal education, translated into orality, developed by religious leaders, that is, black women, to reaffirm the black identity. The study was restricted to the study of the structure and functioning of one of the nations of candomblé, the nation of Ketu. The woman within the religion has contributed to a significant role since the period of slavery in Brazil, to reaffirm the black identity. Does the restlessness of the research reflect how non-formal education in the sacred environments of candomblé, the Ketu nation, is developed from the contribution of the black woman, to reaffirm the black identity? The objective is to understand the non-formal educational practices carried out by black women, religious leaders, developed in the communities of Terreiros de Candomblé, of the nation of Ketu, to reaffirm the black identity. For theoretical support of the object we resort to the contributions of the theoreticians Libane (2017), Barbieri and Leonardi (1997), Prandi (1996) and Carneiro (2008). The methodology was carried out with a qualitative approach, using dialectical logic, bibliographical research and inductive and dialectical methods. The result of this study demonstrates that the contribution of black women, in sacred environments, using non-formal education, through oral tradition, contributes significantly to the reaffirmation of black identitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectNação de Ketupt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectKetu Nationpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleCandomblé e educação não formal: a dinâmica da formação litúrgica em ambientes sagrados, a partir da contribuição da mulher negra, para reafirmação da identidade negrapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO artigo propõe um estudo sobre os rituais litúrgicos realizados pela religião de matriz africana, especificamente o Candomblé, considerando o processo de educação não formal, traduzidos em oralidade, desenvolvido por líderes religiosas, ou seja, a mulheres negras, para reafirmação da identidade negra. O estudo se restringiu ao estudo da estrutura e funcionamento de uma das nações do candomblé, a nação de Ketu. A mulher dentro da religião contribuiu com um papel significativo, desde o período da escravidão no Brasil, para reafirmação da identidade negra. A inquietação da pesquisa se traduz como se desenvolve a educação não formal, em ambientes sagrados do candomblé, da nação de Ketu, a partir da contribuição da mulher negra, para reafirmação da identidade negra? O objetivo busca compreender as praticas educativas não formais, realizadas por mulheres negras, líderes religiosas, desenvolvidas nas comunidades de Terreiros de Candomblé, da nação de Ketu, para reafirmação da identidade negra. Para sustentação teórica do objeto recorremos às contribuições dos teóricos Libâneo (2017), Barbieri e Leonardi (1997), Prandi (1996) e Carneiro (2008). A metodologia foi realizada com uma abordagem qualitativa, utilizando a lógica dialética, a pesquisa bibliográfica e métodos indutivo e dialético. O resultado deste estudo demonstra que a contribuição da mulher negra, em ambientes sagrados, utilizando a educação não formal, pela tradição oral, contribui significativamente para reafirmação da identidade negrapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Candomblé e educação não formal.pdf391.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.