Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruna Lucena-
dc.date.accessioned2019-11-21T18:31:06Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2019-11-21T18:31:06Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1202-
dc.description.abstractTo know the perception of physiotherapy teachers about stress. Method: Descriptive study, qualitative approach. Eleven teachers of physical therapy participated in the study, who answered a semi-structured interview that addressed questions regarding teachers' perception of stress. The data were analyzed from the perspective of Bardin. All informants signed the Free and Informed Consent Term (TCLE). Results: After transcription of the interviews and rigorous analysis of the data, it became possible to identify and define the categories of the present study, being these: 1. Stress in teachers' work routine; 2.The meaning of stress for teachers. Final considerations: After analyzing the interviews it was verified that the stress has a very broad meaning. This meaning is elaborated by the individuals according to the relation that they have with the stimulus. Some respondents understand stress as beneficial, others as evil, but most respondents believe that stress is necessary for the growth, development, and evolution of human beingspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.titleA percepção dos docentes de fisioterapia sobre o estresse: um estudo qualitativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Silvana Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Eliana Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Sumaia Midlej Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoConhecer a percepção dos docentes de fisioterapia sobre o estresse. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 11 docentes de fisioterapia, que responderam a uma entrevista semiestruturada que abordou questões referentes a percepção dos docentes sobre o estresse. Os dados foram analisados sob a perspectiva de Bardin. Todos os informantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: Após transcrição das entrevistas e análise rigorosa dos dados, tornou-se possível identificar e definir as categorias do presente estudo, sendo estas: 1.O estresse na rotina de trabalho dos docentes ; 2. O significado do estresse para os docentes. Considerações finais: Após a análise das entrevistas constatou-se que o estresse possui um significado muito amplo. Este significado é elaborado pelos indivíduos de acordo com a relação que os mesmos possuem com o estimulo. Alguns entrevistados compreendem o estresse como algo benéfico, outros como algo maléfico, porém a maior parte dos entrevistados entende que o estresse é necessário para o crescimento, desenvolvimento e evolução dos seres humanospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.subject.cnpqFisioterapia-
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCBRUNASILVA.pdf433.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.