Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Elmar Silva de-
dc.creatorRabinovich, Elaine Pedreira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2019-11-25T17:58:47Z-
dc.date.available2019-11-25-
dc.date.available2019-11-25T17:58:47Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1258-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate the bases for the configurations of possible and impossible paths for the choices in the elaboration of life projects by young people. This objective was based on the elaboration of the doctoral thesis Squeezing the bubble of the habitus: Mobilizations of the families and of a public school in Salvador and its reflexes in the elaboration of the life projects of the young adolescents. In this, we proposed an exploratory question to three high school classes in a public school in Salvador about which the first word they associate with the term life project. We also present the professional trajectory of a civil engineer, trained in 2013 at the Universidade Federal da Bahia, extracted from the newspaper Correio da Bahia. Based on the students' answers and the criteria of the engineer's choice of their profession, we verified that the economic-financial factor assumed greater importance in the elaboration of their life projects. From these two situations, we reflect on the processes of choices based on the foundation of the mobilizations promoted by needs according to Lewin's field theory and the formation of Piaget's moral judgment. The data may lead us to think that the needs felt by the subjects in focus in this research, associated with their references of values, play an important role in their choice processes, and the more the world view is expanded through the most diverse experiences, in the most varied environments, including educational, family, social, as well as self-knowledge, the better the conditions of their choicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectEscolhapt_BR
dc.subjectEconômico-financeiropt_BR
dc.subjectNecessidadespt_BR
dc.subjectYoung peoplept_BR
dc.subjectLife projectpt_BR
dc.subjectChoicept_BR
dc.subjectEconomic-financialpt_BR
dc.subjectNeedspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleUma palavra, uma escolha, para “projeto de vida”pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (21: 2018: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar as bases para as configurações de caminhos possíveis e impossíveis para as escolhas na elaboração dos projetos de vida por parte de jovens. Este objetivo decorreu da elaboração da tese de doutorado Furando a bolha do habitus: Mobilizações das famílias e de uma escola pública em Salvador e seus reflexos na elaboração dos projetos de vida dos jovens adolescentes. Nesta, propusemos uma pergunta de caráter exploratório a três turmas do Ensino Médio em uma escola pública em Salvador sobre qual a primeira palavra que associam ao termo projeto de vida. Também apresentamos a trajetória profissional de um engenheiro civil, formado em 2013 na Universidade Federal da Bahia, extraída do jornal Correio da Bahia. Baseados nas respostas dos alunos e nos critérios de escolha por parte do engenheiro quanto à sua profissão, verificamos que o fator econômico-financeiro assumiu maior importância na elaboração dos seus projetos de vida. Dessas duas situações, refletimos acerca dos processos de escolhas com base na fundamentação das mobilizações promovidas pelas necessidades segundo a teoria de campo de Lewin e da formação do juízo moral de Piaget. Os dados podem nos levar a pensar que as necessidades sentidas pelos sujeitos em foco nesta pesquisa, associadas às suas referências de valores, assumem papel de importância nos seus processos de escolhas e quanto mais expandida a visão do mundo, através das mais diversas experiências, nos mais variados ambientes, incluindo os educacionais, familiares, sociais, assim como o autoconhecimento, melhores serão as condições de suas escolhaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma palavra, uma escolha, para “projeto de vida”.pdf383.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.