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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, José Carlos Gonzaga dos | - |
dc.creator | Fortes Filho, Raimundo Mentor de Melo | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T14:40:53Z | - |
dc.date.available | 2020-01-06 | - |
dc.date.available | 2020-01-06T14:40:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1276 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Piano em grupo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado pianístico | pt_BR |
dc.subject | Arranjos didáticos | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Ensino de piano em grupo: um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-Ba | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino de Piano em Grupo teve sua origem no século XIX, na Irlanda, em 1815. Fez-se necessário a expansão de cursos e materiais escritos, tendo em vista a contribuição positiva desta nova modalidade pedagógica, a expandir-se para vários países. O presente trabalho traz como tema o Ensino de Piano em Grupo (EPG): um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-BA. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar por meio de observação e questionário o processo de ensino-aprendizagem de piano em grupo, de duas turmas de alunos no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-BA (UCSAL). Os objetivos específicos foram: a) identificar as contribuições do piano em grupo para o aprendizado musical; b) analisar o desenvolvimento e metodologia aplicada às turmas de piano em grupo; c) correlacionar o feedback dos alunos entrevistados com o referencial teórico visitado. Para tanto, foi utilizado o método norte americano Piano 101 para o desenvolvimento da leitura e técnica pianística, em paralelo a isso foram aplicados arranjos de autoria própria, para serem executados em grupo ou individualmente, a fim de adaptar as canções brasileira para o desenvolvimento do repertório. A partir do que foi analisado quanto à metodologia do EPG aplicada e às entrevistas realizadas com os alunos, constatou-se que a metodologia correlata ao EPG foi eficaz pela dinamicidade, interatividade, criatividade, aprendizado recíproco, possibilitando a motivação no âmbito intrínseco e extrínseco dos alunos, essa modalidade de ensino possibilitou vinculações tais como: professor, aluno, ambiente, sociedade e universidade | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ensino de piano em grupo: um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-Ba.pdf | 482.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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