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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Carlos Gonzaga dos-
dc.creatorFortes Filho, Raimundo Mentor de Melo-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-06T14:40:53Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T14:40:53Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1276-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPiano em grupopt_BR
dc.subjectAprendizado pianísticopt_BR
dc.subjectArranjos didáticospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEnsino de piano em grupo: um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-Bapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Piano em Grupo teve sua origem no século XIX, na Irlanda, em 1815. Fez-se necessário a expansão de cursos e materiais escritos, tendo em vista a contribuição positiva desta nova modalidade pedagógica, a expandir-se para vários países. O presente trabalho traz como tema o Ensino de Piano em Grupo (EPG): um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-BA. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar por meio de observação e questionário o processo de ensino-aprendizagem de piano em grupo, de duas turmas de alunos no curso de extensão da Universidade Católica do Salvador-BA (UCSAL). Os objetivos específicos foram: a) identificar as contribuições do piano em grupo para o aprendizado musical; b) analisar o desenvolvimento e metodologia aplicada às turmas de piano em grupo; c) correlacionar o feedback dos alunos entrevistados com o referencial teórico visitado. Para tanto, foi utilizado o método norte americano Piano 101 para o desenvolvimento da leitura e técnica pianística, em paralelo a isso foram aplicados arranjos de autoria própria, para serem executados em grupo ou individualmente, a fim de adaptar as canções brasileira para o desenvolvimento do repertório. A partir do que foi analisado quanto à metodologia do EPG aplicada e às entrevistas realizadas com os alunos, constatou-se que a metodologia correlata ao EPG foi eficaz pela dinamicidade, interatividade, criatividade, aprendizado recíproco, possibilitando a motivação no âmbito intrínseco e extrínseco dos alunos, essa modalidade de ensino possibilitou vinculações tais como: professor, aluno, ambiente, sociedade e universidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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