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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rosana Assis dos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-06T16:52:44Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T16:52:44Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1285-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Bioecológicapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleContexto escolar à luz da teoria Bioecológica do desenvolvimento humanopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo promover reflexões sobre o contexto escolar à luz da Teoria Bioecológica do desenvolvimento humano, a partir da necessidade de ressignificação da queixa para promoção do desenvolvimento. A teoria do desenvolvimento escolhida foi do psicólogo e professor Urie Bronfenbrenner, por este ter considerado as características da pessoa e do ambiente, fatores preponderantes do desenvolvimento do indivíduo, criando o modelo PPCT. A introdução apresenta o tema de uma maneira breve, abordando o conceito inicial do autor e a revisão da sua teoria, bem como sua importância para o contexto escolar. O primeiro tópico traz de forma resumida as postulações do autor, explicando cada conceito do modelo PPCT como propriedades da pessoa em desenvolvimento. O segundo tópico aborda a queixa escolar numa visão Bioecológica para ampliar a visão dos contextos, favorecendo a compreensão para uma ressignificação do problema. O terceiro e último tópico discute a importância da relação escola-família para fortalecimento do mesossistema na produção do desenvolvimento do sujeito. As considerações finais retomam o assunto abordado ao longo do corpo do trabalho, considerando a Teoria Bioecológica pertinente para os profissionais da educação ampliarem a sua compreensão da queixa escolar, numa visão holística que favoreça a ressignificação para criação de ações educativas de vinculação com os familiares para melhor promoção do desenvolvimento do sujeito da educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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