Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Gabriela Brum-
dc.creatorFortes Filho, Raimundo Mentor de Melo-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-06T17:19:27Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T17:19:27Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1290-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo de pianopt_BR
dc.subjectHabilidades pianísticaspt_BR
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO ensino de piano em grupo: um estudo de caso sobre a vivência do método Alfred´s Group Piano for Adults, na formação dos alunos do curso de licenciatura em música da Universidade Católica do Salvador - Bahiapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a vivência do método Alfred´s Group Piano for Adults na formação dos alunos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Católica do Salvador, tendo como objetivo geral verificar se o método visitado contempla o desenvolvimento das habilidades conceituais, técnicas e de performance para os níveis elementar e intermediário deste curso, justificado pela relevância na análise da aplicabilidade deste para o corpo discente e docente desta instituição. Para tanto foi utilizada como estratégia metodológica um estudo de caso, de caráter qualitativo exploratório. Este trabalho foi organizado a partir da seguinte distribuição: análise cronológica conceitual do método abordando os elementos pedagógicos inerentes às habilidades de leitura, técnica, harmonização, repertório e improvisação; tabulação e análise dos dados obtidos através de questionário elaborado no Google formulário com perguntas objetivas e subjetivas que abarcam a escolha, aceitabilidade e eficácia das habilidades. Com os resultados obtidos ficou demonstrado a ampla aceitação por parte dos docentes e discentes acerca da eficiência nas habilidades de leitura e técnica oferecidas pelo método visitado, entretanto, tal aceitação não foi identificada quanto às habilidades de repertório, harmonização e improvisação, sendo sinalizado as questões da língua e matriz cultural de origem como os principais desafios na aprendizagem dessas competências. Levantando assim a reflexão sobre a funcionalidade prática dessas habilidades para a autonomia do instrumentista, e da deficiência em dispor de métodos essencialmente brasileiros sistematizados que atendam as especificidades e vinculações da musicalidade inerente à cultura brasileirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.