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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Adna Santos das-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-06T20:13:19Z-
dc.date.accessioned2020-01-06T20:13:22Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T20:13:19Z-
dc.date.available2020-01-06T20:13:22Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1296-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação e mundo do trabalhopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO tripé: cidadania, educação, mundo do trabalho e o contexto sócio -educacional de pessoas jovens, adultas e idosas em situação de analfabetismopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoDentre os assuntos atualmente em pauta na Educação de Jovens e Adultos (EJA), um dos mais discutidos diz respeito a efetivação de direitos humanos básicos negados as pessoas em situação de analfabetismo no Brasil. Este artigo discorrerá sobre o tripé: Cidadania, Educação e Mundo do trabalho enquanto elementos fundamentais a efetivação de direitos humanos básicos. Para este proposito partiremos de questões elucidadas na pesquisa de Doutorado em desenvolvimento no período compreendido entre os anos de 2016-2019 intitulada: Interlocuções entre Práticas Educativas e Mundo do Trabalho a partir das vivencias em 4 escolas de EJA Fundamental I, do Subúrbio Ferroviário de Salvador - Ba. Para análise da temática proposta, organizamos este artigo seguindo uma abordagem qualitativa de investigação, instrumentalizada pela técnica de pesquisa bibliográfica que segundo Fonseca (2002) busca referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta em contribuição aos desdobramentos da temática. Deste modo para assegurar uma discussão aprofundada recorremos aos contributos de Arroyo (2017), Freitas (2000), Freire (1967), Neves (2015), dentre outros que dialogam com a cidadania, formação e mundo do trabalho na EJA. O artigo objetiva analisar o analfabetismo na idade adulta e a necessidade de garantia de estudo e trabalho digno como necessidades básicas a serem efetivadas no contexto EJA, trazendo para o centro das discussões as especificidades de pessoas jovens, adultas e idosas, atualmente com seus direitos negados por meio da invisibilidade desta modalidade de ensino no atual contexto sócio educacional. O trabalho se inicia com uma análise introdutória sobre EJA e a efetivação de uma formação para cidadania, Analfabetismo na idade adulta e oportunidade de emprego digno e A diminuição da matricula na EJA como justificativa para o fechamento de turmas. Percebemos aqui a necessidade de interlocução do tripé: Cidadania, Educação e Mundo do trabalho para que a EJA possa se efetivar enquanto educação integral e integrada as especificidades e necessidades básicas dos estudantespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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