Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Ailana Freitas-
dc.creatorSilva, Joanita Moura da-
dc.creatorFreitas, Kátia Siqueira de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-07T15:29:06Z-
dc.date.available2020-01-07-
dc.date.available2020-01-07T15:29:06Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1309-
dc.description.abstractThis study discusses education and human rights. It analyzes the importance of education for mankind as the main goal. A bibliographic review was conducted, in the perspective of introducing education as a means of transformation in human beings’ lives. The authors who gave theoretical grounds were: a) Freire (1981) and Libâneo (2010) for the concept of education; b) Comparato (2003, 2008), Benevides (2010) and Candau and Sacavino (2013) for the concept of human rights; and c) Wolkmer (2012) for the concept of new rights. The Universal Declaration of Human Rights, from 1948, constitutes a milestone and is considered a big advance in the direction of the consolidation of the right to education. The intertwined struggles and paths between education as a social right and the other human rights run through historical contexts and moments, permeated by advances in humankind’s historypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNovos direitospt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNew Rightspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEducação e direitos humanos: caminhos entrelaçadospt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO estudo discute a educação e os direitos humanos. Tem como objetivo central analisar a importância da educação para a humanidade. Foi realizado um levantamento bibliográfico, na perspectiva de apresentar a educação como um instrumento de transformação e mudanças na vida dos seres humanos. Os autores que deram embasamento teórico, foram: a) Freire (1981) e Libâneo (2010) para conceituar a educação; b) Comparato (2003, 2008), Benevides (2010) e Candau e Sacavino (2013), que respaldam o conceito de direitos humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, constitui um marco e é considerado um grande avanço na direção da consolidação do direito à educação. As lutas e os caminhos entrelaçados entre a educação, como direito social, e os demais direitos humanos, percorrem contextos e momentos históricos, permeados de avanços na história da humanidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e direitos humanos: caminhos entrelaçados.pdf251.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.