Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1312
metadata.dc.type: | Artigo de Evento |
Title: | Bullying escolar e justiça restaurativa: a preservação de direitos a partir da troca de lentes |
Other Titles: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) |
metadata.dc.creator: | Santos, Maria Elena Leal Tosta dos Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira UCSAL, Universidade Católica do Salvador |
metadata.dc.description.resumo: | Bullying é uma realidade recorrente nas escolas brasileiras e necessita de atenção para sua prevenção e mediação. Esse artigo tem por objetivo discutir como a Justiça Restaurativa pode auxiliar na proteção integral da criança e do adolescente vítima de bullying. Adotou-se abordagem metodológica qualitativa, trabalhando-se com revisão legislativa nacional e internacional, assim como revisão de literatura nas bases de dados Scielo, Capes e Dialnet. Conclui-se pela existência de um descompasso entre a previsão legislativa de judicialização do bullying e o objetivo do ordenamento jurídico de proteção integral da criança. Desta forma, a Justiça Restaurativa emerge como uma alternativa possível para resolução do conflito gerado pelo bullying tendo em vista que ela almeja não a busca de um culpado, mas a restauração das relações |
Keywords: | Bullying Direito da criança Proteção integral Justiça restaurativa SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
metadata.dc.subject.cnpq: | Sociais e Humanidades Multidisciplinar |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica do Salvador |
metadata.dc.publisher.initials: | UCSAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1312 |
Issue Date: | Oct-2019 |
Appears in Collections: | Anais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bullying escolar e justiça restaurativa: a preservação de direitos a partir da troca de lentes.pdf | 258.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.