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http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1313
metadata.dc.type: | Artigo de Evento |
Title: | As modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do estado da Bahia e sua relação com a autonomia docente |
Other Titles: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) |
metadata.dc.creator: | Jesus, Cláudia Santos de Santos, Genivaldo Cruz Souza, Vanilton Caetano Soares de UCSAL, Universidade Católica do Salvador |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo aborda os eixos temáticos formação docente, autonomia do professor e o processo de ressignificação da condição do trabalho docente, com foco na educação básica na rede estadual da Bahia. A proposta é discutir de que maneira(s) a autonomia do professor pode ser afetada pela ressignificação do mundo do trabalho. Para tal, recorremos a autores que tratam da autonomia do professor e da teoria da proletarização do professor; apresentamos as modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do Estado da Bahia, com enfoque nos não efetivos, e suas respectivas condições de trabalho no que diz respeito a vínculo com a Secretaria de Educação, carga horária de trabalho e gratificações, relacionando-as com o processo de precarização, terceirização e flexibilização do trabalho; e abordamos as relações que podem ser inferidas a partir da tríade: autonomia do professor, processo de ressignificação da condição do trabalho docente e as modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do Estado da Bahia. Adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica por realizar um levantamento de autores e publicações que abordam as temáticas. Ficou evidente que o Estado precisa reestruturar as condições de trabalhos daqueles que ingressam por meio das modalidades de ingresso não efetivas (ou até mesmo eliminá-las), haja vista que estas, há muito, têm deixado de cumprir seu caráter emergencial e em razão de essas modalidades e suas respectivas condições de trabalho mostrarem-se como um desrespeito à autonomia do professor |
Keywords: | Formação docente Autonomia do professor Ressignificação da condição do trabalho docente Rede estadual de educação básica do Estado da Bahia SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
metadata.dc.subject.cnpq: | Sociais e Humanidades Multidisciplinar |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Salvador |
metadata.dc.publisher.initials: | UCSAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1313 |
Issue Date: | Oct-2019 |
Appears in Collections: | Anais |
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As modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do estado da Bahia e sua relação com a autonomia docente.pdf | 246.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
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