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metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: As modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do estado da Bahia e sua relação com a autonomia docente
Other Titles: SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)
metadata.dc.creator: Jesus, Cláudia Santos de
Santos, Genivaldo Cruz
Souza, Vanilton Caetano Soares de
UCSAL, Universidade Católica do Salvador
metadata.dc.description.resumo: Este artigo aborda os eixos temáticos formação docente, autonomia do professor e o processo de ressignificação da condição do trabalho docente, com foco na educação básica na rede estadual da Bahia. A proposta é discutir de que maneira(s) a autonomia do professor pode ser afetada pela ressignificação do mundo do trabalho. Para tal, recorremos a autores que tratam da autonomia do professor e da teoria da proletarização do professor; apresentamos as modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do Estado da Bahia, com enfoque nos não efetivos, e suas respectivas condições de trabalho no que diz respeito a vínculo com a Secretaria de Educação, carga horária de trabalho e gratificações, relacionando-as com o processo de precarização, terceirização e flexibilização do trabalho; e abordamos as relações que podem ser inferidas a partir da tríade: autonomia do professor, processo de ressignificação da condição do trabalho docente e as modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do Estado da Bahia. Adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica por realizar um levantamento de autores e publicações que abordam as temáticas. Ficou evidente que o Estado precisa reestruturar as condições de trabalhos daqueles que ingressam por meio das modalidades de ingresso não efetivas (ou até mesmo eliminá-las), haja vista que estas, há muito, têm deixado de cumprir seu caráter emergencial e em razão de essas modalidades e suas respectivas condições de trabalho mostrarem-se como um desrespeito à autonomia do professor
Keywords: Formação docente
Autonomia do professor
Ressignificação da condição do trabalho docente
Rede estadual de educação básica do Estado da Bahia
SEMOC - Semana de Mobilização Científica
metadata.dc.subject.cnpq: Sociais e Humanidades
Multidisciplinar
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/1313
Issue Date: Oct-2019
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