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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Cláudia Santos de-
dc.contributor.authorSantos, Genivaldo Cruz-
dc.contributor.authorSouza, Vanilton Caetano Soares de-
dc.creatorJesus, Cláudia Santos de-
dc.creatorSantos, Genivaldo Cruz-
dc.creatorSouza, Vanilton Caetano Soares de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-07T15:59:01Z-
dc.date.available2020-01-07-
dc.date.available2020-01-07T15:59:01Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1313-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAutonomia do professorpt_BR
dc.subjectRessignificação da condição do trabalho docentept_BR
dc.subjectRede estadual de educação básica do Estado da Bahiapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do estado da Bahia e sua relação com a autonomia docentept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda os eixos temáticos formação docente, autonomia do professor e o processo de ressignificação da condição do trabalho docente, com foco na educação básica na rede estadual da Bahia. A proposta é discutir de que maneira(s) a autonomia do professor pode ser afetada pela ressignificação do mundo do trabalho. Para tal, recorremos a autores que tratam da autonomia do professor e da teoria da proletarização do professor; apresentamos as modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do Estado da Bahia, com enfoque nos não efetivos, e suas respectivas condições de trabalho no que diz respeito a vínculo com a Secretaria de Educação, carga horária de trabalho e gratificações, relacionando-as com o processo de precarização, terceirização e flexibilização do trabalho; e abordamos as relações que podem ser inferidas a partir da tríade: autonomia do professor, processo de ressignificação da condição do trabalho docente e as modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do Estado da Bahia. Adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica por realizar um levantamento de autores e publicações que abordam as temáticas. Ficou evidente que o Estado precisa reestruturar as condições de trabalhos daqueles que ingressam por meio das modalidades de ingresso não efetivas (ou até mesmo eliminá-las), haja vista que estas, há muito, têm deixado de cumprir seu caráter emergencial e em razão de essas modalidades e suas respectivas condições de trabalho mostrarem-se como um desrespeito à autonomia do professorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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