Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1315
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pires, Priscila de Melo Cerqueira | - |
dc.creator | Silva, Luciana Rios da | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T16:32:54Z | - |
dc.date.available | 2020-01-07 | - |
dc.date.available | 2020-01-07T16:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1315 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica da Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Papel social | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Relação família/escola: expectativas familiares sobre o papel social da escola | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola é um ambiente que possibilita ao educando oportunidade para aprender e se desenvolver de forma ativa num processo histórico, político, social e econômico. No entanto, ao se pensar escola, remete-se o pensamento a necessidade de estabelecimento de parcerias com a família tendo em vista que isso implica valores para trajetória de vida dos indivíduos. Diante dessa perspectiva, várias inquietações emergem, mas para a realização desta pesquisa buscou-se responder quais as expectativas que famílias tem acerca do papel da escola para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos? Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as expectativas que famílias tem acerca do papel da escola para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos; e como objetivos específicos contextualizar escolar e família, identificando o papel social dessas instituições na contemporaneidade. Para alcançar o objetivo principal e responder a questão norteadora foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os colaboradores da pesquisa foram três mães de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. A fundamentação teórica foi construída através dos autores: Carvalho (2002), Ferrari e Kauloustian (2002), Petrini (2009), Polonia e Dessen (2007), Prado (1981), Saviani (2005), Sayão, Aquino (2010), dentre outros. Esta pesquisa apontou que as expectativas geradas pelos responsáveis é que a escola venha possibilitar a seus filhos mecanismos para um futuro melhor | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação família/escola: expectativas familiares sobre o papel social da escola.pdf | 258.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.