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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Priscila de Melo Cerqueira-
dc.creatorSilva, Luciana Rios da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-07T16:32:54Z-
dc.date.available2020-01-07-
dc.date.available2020-01-07T16:32:54Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1315-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica da Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPapel socialpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleRelação família/escola: expectativas familiares sobre o papel social da escolapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA escola é um ambiente que possibilita ao educando oportunidade para aprender e se desenvolver de forma ativa num processo histórico, político, social e econômico. No entanto, ao se pensar escola, remete-se o pensamento a necessidade de estabelecimento de parcerias com a família tendo em vista que isso implica valores para trajetória de vida dos indivíduos. Diante dessa perspectiva, várias inquietações emergem, mas para a realização desta pesquisa buscou-se responder quais as expectativas que famílias tem acerca do papel da escola para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos? Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as expectativas que famílias tem acerca do papel da escola para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos; e como objetivos específicos contextualizar escolar e família, identificando o papel social dessas instituições na contemporaneidade. Para alcançar o objetivo principal e responder a questão norteadora foi utilizada a metodologia de caráter qualitativo tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os colaboradores da pesquisa foram três mães de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. A fundamentação teórica foi construída através dos autores: Carvalho (2002), Ferrari e Kauloustian (2002), Petrini (2009), Polonia e Dessen (2007), Prado (1981), Saviani (2005), Sayão, Aquino (2010), dentre outros. Esta pesquisa apontou que as expectativas geradas pelos responsáveis é que a escola venha possibilitar a seus filhos mecanismos para um futuro melhorpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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