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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, José Santos de-
dc.creatorFreitas, Kátia Siqueira de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-08T12:31:46Z-
dc.date.accessioned2020-01-08T12:31:48Z-
dc.date.available2020-01-08-
dc.date.available2020-01-08T12:31:46Z-
dc.date.available2020-01-08T12:31:48Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1326-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democrática e participativapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleGestão democrática participativa na escola públicapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a gestão escolar. Pretendeu-se evidenciar a evolução e a importância da gestão escolar democrática participativa para as escolas públicas. Essa pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, explicativo e descritivo, embasados em atores como NOVAES (1996); MELLO (1997), MUTIM (2000), LIBÂNEO (2004), GADOTTI (2008), LUCK (2011), PARO (2010), FREITAS (2009); TAVARES (2009); VIEIRA (2002) e outros, que tratam desse tema. Por fim, a pesquisa constatou que embora a gestão escolar democrática esteja amparada por um arcabouço legal desde a Constituição Federal do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394 de 1996 e o Plano Nacional de Educação de 2014, ela ainda não se consolidou enquanto modelo de gestão para as escolas públicas, pois ainda há uma frágil participação da comunidade escolar na tomada de decisões junto a gestão. Apesar do processo de implantação da gestão democrática participativa nas escolas públicas vir caminhando ao longo dos anos, a comunidade escolar precisa aprender a tornar-se parte da gestão e os gestores escolares, como lideranças nas escolas, têm um papel crucial nesse processo. Eles precisam estar preparados para juntos com a comunidade escolar desconstruírem um arquétipo de gestão tradicional e construírem novos entendimentos e habilidades voltados para o novo modelo de gestão escolar democrático e participativo que se apresentapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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