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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Jesus, José Santos de | - |
dc.creator | Freitas, Kátia Siqueira de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T12:31:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T12:31:48Z | - |
dc.date.available | 2020-01-08 | - |
dc.date.available | 2020-01-08T12:31:46Z | - |
dc.date.available | 2020-01-08T12:31:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1326 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática e participativa | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Gestor escolar | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática participativa na escola pública | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a gestão escolar. Pretendeu-se evidenciar a evolução e a importância da gestão escolar democrática participativa para as escolas públicas. Essa pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, explicativo e descritivo, embasados em atores como NOVAES (1996); MELLO (1997), MUTIM (2000), LIBÂNEO (2004), GADOTTI (2008), LUCK (2011), PARO (2010), FREITAS (2009); TAVARES (2009); VIEIRA (2002) e outros, que tratam desse tema. Por fim, a pesquisa constatou que embora a gestão escolar democrática esteja amparada por um arcabouço legal desde a Constituição Federal do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394 de 1996 e o Plano Nacional de Educação de 2014, ela ainda não se consolidou enquanto modelo de gestão para as escolas públicas, pois ainda há uma frágil participação da comunidade escolar na tomada de decisões junto a gestão. Apesar do processo de implantação da gestão democrática participativa nas escolas públicas vir caminhando ao longo dos anos, a comunidade escolar precisa aprender a tornar-se parte da gestão e os gestores escolares, como lideranças nas escolas, têm um papel crucial nesse processo. Eles precisam estar preparados para juntos com a comunidade escolar desconstruírem um arquétipo de gestão tradicional e construírem novos entendimentos e habilidades voltados para o novo modelo de gestão escolar democrático e participativo que se apresenta | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gestão democrática participativa na escola pública.pdf | 274.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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