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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Campos, Pollyanna Rezende | - |
dc.creator | Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon | - |
dc.creator | Dantas, Marilu Carvalho | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T16:44:04Z | - |
dc.date.available | 2020-01-08 | - |
dc.date.available | 2020-01-08T16:44:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1345 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Gêneros | pt_BR |
dc.subject | Sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Diversidades e vivências juvenis: experiências e narrativas sobre gêneros e diversidade sexual no contexto escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | No ambiente escolar, comumente nos deparamos com atitudes preconceituosas e muitas vezes naturalizadas entre os jovens, pois são posicionamentos e posturas ainda muito arraigadas em nossa cultura patriarcal, machista e heterossexista. Daí surge a questão que norteia o presente estudo: Instituições escolares, que deveriam ser um ambiente plural e inclusivo, acolhem a diversidade de gênero? O estudo visa propiciar maior familiaridade com conceitos, atitudes e reflexões que possibilitem o processo constitutivo de identidades de jovens do ensino médio de uma escola da rede pública de Salvador. Isso conecta-se à ideia de expor um relato de experiência socioeducativa, vivenciada como investigadora-docente e assinala que o intuito é abrir diálogos e proporcionar integração na cultura da paz (Borges, 2013 e 2015) e de vivências mais respeitosas, tolerantes e promotoras de Direitos Humanos, assim como distanciar-se de práticas preconceituosas e violentas a fim de compreender e saber conviver com as diversas formas de identidades de gêneros e sexualidades dentro do ambiente escolar. As narrativas dos jovens ouvidos nesse trabalho comprovam o quão carregado de opressão e sofrimento são os corpos que transgridem a norma hegemônica, o quanto o respeito ainda fica do lado de fora dos muros das escolas, enraizado junto com a discriminação, exclusão e desigualdades. É a partir do reconhecimento e da legitimidade de suas diferenças que se tem cada vez mais a percepção do importante papel estratégico da educação para a diversidade e como direito fundamental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Diversidades e vivências juvenis: experiências e narrativas sobre gêneros e diversidade sexual no contexto escolar.pdf | 283 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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