Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis-
dc.creatorAlmeida, Alessandra Rita de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-09T11:27:08Z-
dc.date.available2020-01-09-
dc.date.available2020-01-09T11:27:08Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1354-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas inovadoraspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleMetodologias ativas e seus desdobramentos na prática pedagógica de docentes de uma Universidade privadapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO trabalho resulta de uma pesquisa de iniciação científica – PIBIC, desenvolvida na Universidade Católica do Salvador - UCSAL, no ano de 2019. O objetivo foi conhecer e analisar os impactos das metodologias ativas na prática pedagógica dos docentes pesquisados e seus desdobramentos na aprendizagem dos estudantes. Isso incluiu refletir sobre a prática pedagógica, socializar as construções e trocas de experiências inovadoras de modo a avançar em direção a novas aprendizagens face o uso das tecnologias. No plano conceptual, os estudos operam com pressupostos teóricos da Pedagogia Ativa concebida entre outros estudiosos por John Dewey (1978); Bacich e Moran (2016); Anastasiou e Alves (2004). Quanto o metodológico, a opção foi desenvolver uma pesquisa de abordagem exploratória quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário on-line com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 50 docentes dos cursos de bacharelados e licenciaturas. Os resultados confirmam que o professor é, antes de tudo, um profissional em desenvolvimento permanente, capaz de refletir e repensar sobre a sua formação com vistas a aprendizagem dos estudantes. Ademais, a institucionalização das metodologias ativas favoreceu a descoberta de outras estratégias metodológicas com uso das tecnologias dando novos sentidos e dinâmica nas aulas e uma nova cultura de formação e autoformação, o que reverbera na aprendizagem dos estudantes vez que os mesmos são usuários das tecnologiaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Anais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologias ativas e seus desdobramentos na prática pedagógica de docentes de uma Universidade privada.pdf285.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.