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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Luana Mendez-
dc.creatorSantos, Maria Passos de Jesus dos-
dc.creatorAlmeida, Vanessa Cunha-
dc.creatorSarno, Silvana Maria Grisi-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-01-10T17:31:21Z-
dc.date.available2020-01-10-
dc.date.available2020-01-10T17:31:21Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.issn2448-1858pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1418-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectDesafios educacionaispt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleQuestões desafiadoras da educação contemporânea e o papel do psicólogo escolarpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoAutores do campo da psicologia e da área de humanas em geral vêm discutindo sobre os desafios para a educação em compreender o processo educativo como a formação simultânea do indivíduo como um sujeito particular e coletivo. Nessa perspectiva pensar sobre papel do psicólogo escolar e educacional nas instituições educacionais contemporâneas é de extrema relevância. Muitas questões permanecem no tempo como provocadoras de problemas escolares, como a indisciplina e a desmotivação do estudante, como novas questões surgem para atender aos paradigmas da sociedade do nosso século, como a manutenção de uma perfomance que atenda às expectativas pessoais. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre algumas questões desafiadoras para as instituições educacionais contemporâneas advindas de determinantes sociais e ambientais, e o papel do psicólogo escolar e educacional de como o lidar com a diversidade e a necessária postura de inclusão; a medicalização dos estudantes em prol do desempenho idealizado, e os limites da disciplina, tendo como referência a Psicologia Escolar e Educacional Crítica. O presente artigo é uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o temapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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