Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Luana Mendez | - |
dc.creator | Santos, Maria Passos de Jesus dos | - |
dc.creator | Almeida, Vanessa Cunha | - |
dc.creator | Sarno, Silvana Maria Grisi | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T17:31:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-10 | - |
dc.date.available | 2020-01-10T17:31:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.issn | 2448-1858 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1418 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Desafios educacionais | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Questões desafiadoras da educação contemporânea e o papel do psicólogo escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (22: 2019: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Autores do campo da psicologia e da área de humanas em geral vêm discutindo sobre os desafios para a educação em compreender o processo educativo como a formação simultânea do indivíduo como um sujeito particular e coletivo. Nessa perspectiva pensar sobre papel do psicólogo escolar e educacional nas instituições educacionais contemporâneas é de extrema relevância. Muitas questões permanecem no tempo como provocadoras de problemas escolares, como a indisciplina e a desmotivação do estudante, como novas questões surgem para atender aos paradigmas da sociedade do nosso século, como a manutenção de uma perfomance que atenda às expectativas pessoais. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre algumas questões desafiadoras para as instituições educacionais contemporâneas advindas de determinantes sociais e ambientais, e o papel do psicólogo escolar e educacional de como o lidar com a diversidade e a necessária postura de inclusão; a medicalização dos estudantes em prol do desempenho idealizado, e os limites da disciplina, tendo como referência a Psicologia Escolar e Educacional Crítica. O presente artigo é uma revisão bibliográfica na literatura e nos portais Scielo, Google Acadêmico e na Plataforma de Periódicos de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de artigos sobre o tema | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Questões desafiadoras da educação contemporânea e o papel do psicólogo escolar.pdf | 226.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.