Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Tâmara Melo-
dc.date.accessioned2020-04-23T00:53:08Z-
dc.date.available2020-04-22-
dc.date.available2020-04-23T00:53:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1512-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the grandmother as a character by analyzing two stories for children written by two well known Brazilian writers. Literature is not only for leisure but also a means to present messages, reflection and discussion about human issues. Therefore it is an important objet of social investigation. Two stories were analyzed to attain this objective: Bisa Bia Bisa Bel, by Ana Maria Machado and Atrás da Porta (Behind the Door), by Ruth Rocha. Using a qualitative approach, the analysis was based on the following categories: description of the characters; description of their relationships; symbol analysis using Analytical Psychology as a key element for its comprehension; socio-historical context where the stories were written; authors’ comprehension about education; concepts of infancy in the stories; and literature as a means for author’s message. Analysis was completed by a comparative synthesis of the two stories. Results showed that the grand-mothers were presented by these two authors as representing a previous generation(s), transmitting cultural and social tradition, sources of symbolic heritage (cultural, familiar, intellectual), contributing to their grandchildren’s intellectual development and identity formation. More than characters, they emerge as transmitting a cultural heritage that, by presenting human life in real terms, transmits equally humanity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvópt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectRelação intergeracionalpt_BR
dc.subjectGand-motherpt_BR
dc.subjectChild literaturept_BR
dc.subjectIntergenerational relationshippt_BR
dc.titleRetratos da avó na literatura infantil de Ana Maria Machado e Ruth Rochapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Rabinovich, Elaine Pedreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Motta, Alda Britto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Santos, José Eduardo Ferreira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender a personagem avó analisando duas histórias para crianças de duas consagradas autoras contemporâneas brasileiras. A literatura não é apenas uma forma de entretenimento, mas um meio de transmitir mensagens, de reflexão e discussão das questões humanas e, por este motivo, um importante objeto de investigação social. Para isso foram analisadas as obras, Bisa Bia Bisa Bel, de Ana Maria Machado e Atrás da Porta, de Ruth Rocha. Utilizando-se metodologia qualitativa, a análise das obras baseou-se nas seguintes categorias: descrição dos personagens; descrição das relações entre eles; análise do tratamento dos símbolos utilizados nas obras, à luz da Psicologia Analítica, considerados elementos-chave para a sua compreensão; contexto sócio-histórico em que as histórias foram escritas; visões das autoras sobre educação; conceitos de infância apresentados nos textos e a literatura como meio de mensagem do autor. A análise se completou com uma síntese comparativa entre as duas obras. O resultado desta pesquisa mostrou que as avós são apresentadas na literatura infantil dessas duas autoras como representantes de geração(s) anterior(es), transmissoras da cultura e da tradição social, fontes de heranças simbólicas (cultural, familiar, intelectual), contribuindo para o desenvolvimento intelectual de seus netos e para a formação de sua identidade. Mais do que personagens, elas emergem como transmissoras de uma herança cultural que, ao atualizar o existir humano, transmitem igualmente a própria humanidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOTAMARAAZEVEDO.pdf619.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.