Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Andréa Cláudia Pimentel-
dc.date.accessioned2020-06-15T19:38:10Z-
dc.date.available2020-06-15-
dc.date.available2020-06-15T19:38:10Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1573-
dc.description.abstractThe family and the school are institutions responsible for the performance of individuals in training. Socially it is expected that both spheres of protection contribute to the development of citizens aware of their responsibility from values capable of transforming themselves and the society they integrate. In this study find investigate what the form an familiars dynamics can interfere of student performance the 1st year of Chemistry Course of IFBA – Campus Salvador. In order to promote the debate about familiars dynamics and student performance, find know the look do student of the Institute Federal of Education. For this purpose, the research presented is about one case study, of a qualitative nature who craved contemplate methodological procedures that are associated with the “camp study”, which aim to bring together participatory empirical observations of school daily life. As the main data collection instrument, an individual record entitled "Me and my family" was applied, in which students were encouraged to describe important events that have occurred in their family environment in the last eight years. As a result we can see reports of remarkable family events such as separates, family conflicts, bullying, which influence behaviors and depression, suicidal self-injury ideation, among others that made us reflect that in addition common problems that happen in school day-to-day, and that lead to unsatisfactory school performances such as a deficient schooling, the lack of interest of the student and the lack of study, the performances are also influenced by inherent factors family nucleus and its dynamics, which can interfere with school performance, concentration and dedication of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectFailurept_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.titleDinâmicas familiares e performances estudantis: o olhar do educando de um Instituto Federal de Educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Carrera, Gilca Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoA família e a escola são instituições responsáveis pela performance dos indivíduos em formação. Socialmente se espera que ambas as esferas de proteção contribuam para o desenvolvimento de cidadãos conscientes de sua responsabilidade a partir de valores capazes de transformar a si mesmos e a sociedade que integram. Nesse estudo buscamos investigar de que forma as dinâmicas familiares podem interferir na performance do estudante do 1º ano do Curso de Química do IFBA – Campus Salvador. A fim de levantar o debate sobre as dinâmicas familiares e performances estudantis, buscou-se conhecer “o olhar do educando de um Instituto Federal de Educação”. Para tanto, a pesquisa apresentada trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa que almejou contemplar procedimentos metodológicos que estão associados ao “estudo de campo”, que visam reunir às observações empíricas participativas do cotidiano escolar. Como principal instrumento de coleta de dados, foi aplicada uma ficha individual intitulada “Eu e minha família”, na qual os estudantes eram incentivados a descreverem acontecimentos importantes ocorridos no seu ambiente familiar nos últimos oito anos. Participaram da pesquisa 28 estudantes repetentes do 1º ano do Curso de Química do ano de 2018, dentre eles 18 meninas e 10 meninos na faixa etária entre 15 e 18 anos. Como resultado podemos constatar relatos de eventos familiares marcantes tais como, separações, conflitos familiares, bullying, que exercem influência nos comportamentos e depressão, autolesão ideação suicida, dentre outros que nos fizeram refletir que além dos problemas comuns que acontecem no dia a dia da escola, e que levam a performances escolares insatisfatórias como uma escolarização deficitária, a falta de interesse do estudante e a falta de estudo, as performances são também influenciadas por fatores inerentes ao núcleo familiar e as suas dinâmicas, que podem interferir no aproveitamento escolar, na concentração e dedicação de estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOANDREANUNES.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.